Folha de S. Paulo


Análise das redes sociais mostra que perfis falsos influenciaram discussão na web

A conversa entre usuários no Facebook e no Twitter durante o debate presidencial no último domingo (28) foi fortemente influenciada pela atuação de robôs.

É o que mostra levantamento do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), feito a pedido da Folha.

Robôs são programas capazes de publicar mensagens de maneira coordenada, o que impacta os assuntos mais comentados na rede –no caso do Twitter, os "trending topics", no do Facebook, os chamados "itens populares".

O objetivo desse tipo de ferramenta é fazer com que a discussão na web seja manipulada de maneira positiva para a campanha que faz uso dela. Há diversos modos de fazer com que isso aconteça, como promover hashtags ("etiquetas", em tradução livre) oficiais e rebater adversários automaticamente.

Editoria de Arte/Folhapress

Na análise feita durante o debate de domingo, o Labic –sigla do laboratório da Ufes– identificou indícios de que a campanha do candidato Aécio Neves (PSDB) fez uso intenso dos robôs, tanto no Facebook como no Twitter.

A partir de rastreamentos com a hashtag oficial do debate (#debatenarecord) e com a do candidato (#SouAecio Voto45), o coordenador do laboratório, professor Fábio Malini, percebeu que em um período de 15 minutos as menções a Aécio no Facebook triplicaram –um forte indício de uso de robôs.

A partir daquele momento, as curvas de citações a Aécio e à presidente Dilma Rousseff são praticamente idênticas. Os responsáveis pelo Labic afirmam que o comportamento indica que há robôs programados a favor do tucano para retrucar qualquer menção à petista.

No caso do Twitter, há dois tipos diferentes de robôs: os que tuítam em grande quantidade mensagens diferentes e os que trabalham em grupo retuitando todos um mesmo usuário ou mensagem.

Em abril, o então candidato do PSB à Presidência, o ex-governador Eduardo Campos –morto em agosto–, teve um tuíte replicado cerca de 5.000 vezes, enquanto sua média por postagem era cerca de cem vezes menor. Na época, o partido negou utilizar robôs; Malini, entretanto, diz que a discrepância é um dos principais indícios do uso.

O pesquisador diz que o mesmo padrão pôde ser observado durante o debate entre perfis que publicavam mensagens a favor de Aécio, quando sua hashtag entrou nas mais comentadas.

Ele explica que a maioria dos perfis falsos está ligada à conta do publicitário Eduardo Trevisan, dono de uma empresa de monitoramento de redes sociais que trabalha na campanha do tucano.

OUTRO LADO

Trevisan nega que administre robôs e se diz vítima deles. "Alguém criou uma estrutura colossal que dá retuítes em dois perfis meus, o pessoal e um outro", afirma. A empresa dele, Face Comunicação On Line Ltda., recebeu R$ 130 mil da campanha tucana até o início do mês.

O publicitário diz que os serviços prestados à campanha são de monitoramento de redes sociais e de "análise de sentimento" –termo que designa a divisão de postagens entre positivas, negativas ou neutras. "Minha equipe virou a madrugada fazendo análise do que foi publicado no Twitter e no Facebook durante o debate", diz.

A campanha de Aécio Neves afirma que já havia notado "comportamento anormal" em seus perfis no Twitter. Em nota à Folha, a equipe disse ter "a preocupação de identificar os perfis que poderiam eventualmente prejudicar a campanha e denunciá-los ao Twitter".

Informa, ainda, que não usa robôs e não contratou empresas para isso. "Se for comprovada a atuação irregular deste ou de outro fornecedor (...) tomaremos as medidas cabíveis", conclui a campanha na mensagem.

-

ROBÓTICA PARA LEIGOS

O que são os robôs de redes sociais?

  • São programas capazes de controlar perfis falsos, que automatizam a publicação de mensagens. Há robôs tanto no Facebook como no Twitter

Quem controla esses robôs?

  • Normalmente, uma mesma pessoa ou empresa controla milhares de robôs, tendo o poder de influenciar as tags mais usadas e os assuntos mais comentados

Como as campanhas se aproveitam dessa ferramenta?

  • Os robôs podem fazer com que tags oficiais, endossadas pelas candidaturas, tenham mais visualizações
  • Também é possível fazer com que os robôs rebatam todos os comentários de adversários, tentando mostrar o ponto de vista da campanha que defendem

-


Endereço da página:

Links no texto: