Folha de S. Paulo


Jornalista Domingos Meirelles é o novo presidente da ABI

O jornalista Domingos Meirelles venceu as eleições para a presidência da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). O resultado foi divulgado na noite desta sexta-feira (26), pela assessoria da presidência da entidade.

A votação contabilizou 367 votos no total - sendo 218 para a chapa Vladimir Herzog, de Meirelles, e 147 para a chapa Prudente de Moraes, de Fichel Davit Chargel. Dois votos foram nulos.

Esta foi a primeira eleição nacional na história da entidade. Desde que a ABI foi criada, em 1908, a votação era feita somente com os sócios do Estado do Rio de Janeiro.

Na atual, votaram jornalistas dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Alagoas, além do Distrito Federal.

"Estou muito feliz. Esse foi um caminho muito dolorido, muito sofrido. Agora vamos trabalhar para devolver o papel político que a ABI já teve no seu passado, antes de 1968", disse Meirelles à Folha.

O sofrimento a que o jornalista se referia era o processo judicial instaurado desde a última eleição, que elegeu Maurício Azêdo, falecido em outubro de 2013, como presidente.

A chapa de Meirelles não conseguiu se inscrever e entrou na Justiça. Após decisão judicial, Meirelles tornou-se diretor econômico-financeiro da entidade, que tinha o vice de Azêdo, Tarcísio Holanda, como presidente.

Atualmente, o jornalista é contratado da TV Record. Em sua carreira, Domingos Meirelles, de 74 anos, já foi condecorado com dois prêmios Esso e três Wladimir Herzog de Direitos Humanos, além de dois prêmios Jabuti em 1996 e 2006 pelos livros "As Noites das Grandes Fogueiras - Uma História da Coluna Prestes" e "Os Órfãos da Revolução", respectivamente.


Endereço da página: