Folha de S. Paulo


Serra cresce e derrotaria Suplicy na disputa ao Senado, diz Datafolha

O candidato do PSDB ao Senado por São Paulo, José Serra, cresceu três pontos percentuais e assumiu a liderança da disputa pela primeira vez, deixando o empate técnico com Eduardo Suplicy (PT), que oscilou um ponto para baixo, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26).

Serra somou 37% das intenções de voto, ante 34% da pesquisa anterior, realizada na semana anterior. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, é possível afirmar que o ex-governador do Estado cresceu.

Já o senador Suplicy, candidato a um quarto mandato na Casa, oscilou de 31% para 30%, entre a pesquisa da semana passada e a anterior. Desde a segunda semana de julho, quando foi realizado o primeiro levantamento Datafolha, a diferença entre Serra e Suplicy sempre esteve dentro da margem de erro, impossibilitando apontar o líder da corrida.

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), terceiro colocado na corrida, oscilou um ponto para cima, de 9% para 10%. De junho para cá, Kassab somou 7% nas duas primeiras pesquisas, oscilou para 8%, depois para 9%, e agora tem 10% das intenções.

Apesar de senadores terem mandatos de oito anos, há disputa para a Casa a cada quatro anos; em 2014, apenas uma das três cadeiras de cada Estado está em jogo. Desse modo, a eleição é majoritária, mas não há segundo turno –o candidato que ficar à frente na primeira rodada, mesmo que não tenha 50% mais um dos votos, será eleito.

Marlene Campos Machado (PTB) registrou 2% das intenções; Ana Luiza (PSTU), Edmilson Costa (PCB) e Kaká Werá (PV) têm 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

O levantamento foi realizado entre quinta-feira (25) e esta sexta. Foram realizadas 2.114 entrevistas, em 60 municípios paulistas, com eleitores de 16 anos ou mais. O nível de confiança da pesquisa é de 95% -se fossem realizadas cem pesquisas idênticas, 95 estariam dentro da margem de erro prevista, de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob as siglas SP-00046/2014 e BR-00782/2014.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: