Folha de S. Paulo


Fotógrafo é espancado durante agenda de Aécio em São Paulo

O fotógrafo da agência de notícias Associated Press (AP) André Penner foi espancado por seguranças durante agenda do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, nesta sexta-feira (26).

O tucano fazia uma caminhada em Taboão da Serra (SP) ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e de candidatos a deputado estadual e federal. Houve tumulto entre a imprensa, e seguranças que faziam um cordão de isolamento para os políticos.

Após a passagem de Aécio por um comércio, Penner foi cercado por um grupo de ao menos três seguranças e agredido com socos na cabeça e chutes. Ele chegou a cair no chão e foi prensado contra um carro que estava estacionado.

A agressão só parou quando militantes, fotógrafos e jornalistas apartaram a confusão. Pedaços do equipamento do fotógrafo ficaram espalhados pela rua e câmera desapareceu,

Veja vídeo

Penner disse que a agressão ocorreu após um empurra-empurra. "Fui agredido, fui espancado pelos seguranças da campanha", relatou.

Ele identificou dois de seus agressores. Os homens não quiseram se identificar nem dizer para quem trabalhavam. Quando abordados pela reportagem, eles disseram que Penner "caiu sozinho" e ameaçaram os jornalistas.

Neste momento, os seguranças acompanhavam a comitiva da candidata a deputada Analice Fernandes (PSDB). Ela é mulher do prefeito da cidade. Aécio e sua comitiva já tinham deixado o local. Eles saíram pouco depois da confusão e não viram a agressão.

À Folha, Penner disse que passa bem e que seu equipamento de trabalho, que foi levado durante a confusão, foi recuperado por "pessoas da região".

"Pediram que eu esperasse em um canto e disseram que iam trazer a máquina. Ela chegou uns minutos depois dentro de uma sacola plástica", contou.

A coligação de Aécio informou, por meio de nota, que não contratou seguranças para o evento e que a segurança do candidato Aécio Neves é feita pela Polícia Federal. A coligação ainda lamentou o incidente, comunicou que repudia a violência ocorrida e disse que se solidariza com o fotógrafo.

"A Coligação se solidariza com o repórter fotográfico da AP André Penner. Se solidariza igualmente com o editor de imagens da campanha, Guilherme Fazan, também agredido durante o evento", diz o texto.

A Folha tentou localizar a deputada Analice Fernandes para comentar o episódio, mas ela não atendeu as ligações.


Endereço da página:

Links no texto: