Folha de S. Paulo


Site de campanha de Aécio altera título de texto sobre fator previdenciário

Após o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, afirmar que não se comprometeu em extinguir o fator previdenciário, nesta terça-feira (23), equipe da campanha do tucano mudou o conteúdo do site do candidato.

Durante a manhã, título de texto publicado na página de campanha dizia: "Aécio vai acabar com o fator previdenciário". O material relata o encontro do candidato com centrais sindicais na última sexta-feira (19), bem como as propostas apresentadas durante o evento.

Na ocasião, Aécio se comprometeu com os sindicalistas a discutir uma fórmula para acabar com o fator previdenciário.

Na parte da tarde desta terça, o título do mesmo texto foi alterado para: "Aécio assume compromisso com trabalhadores e discutirá fator previdenciário".

Procurada, a campanha do candidato afirmou, por meio de nota, que a alteração foi um erro de edição (compare acima e abaixo), e horas depois alterou novamente o título para a versão inicial. "A assessoria de imprensa da Coligação Muda Brasil reitera que o senador Aécio Neves vem defendendo com clareza a mesma posição sobre o fator previdenciário. A alteração do título hoje foi um erro cometido pela equipe de edição. Não houve qualquer alteração no conteúdo da referida matéria", diz o texto.

Reprodução/aecioneves.com.br
Campanha de Aécio muda conteúdo do site após candidato dizer que não se comprometeu a extinguir fator previdenciário
Reprodução do site da campanha de Aécio feito na manhã desta terça-feira (23)

A mudança ocorreu após entrevista de Aécio ao jornal "Bom Dia Brasil", da TV Globo, em que o candidato negou ter dito que iria acabar com o índice.

"Eu não disse que vou acabar com o fator previdenciário. Eu me reuni com as centrais sindicais, em especial com a Força Sindical, e assumi um compromisso de discutirmos uma alternativa ao longo do tempo ao fator previdenciário", afirmou Aécio no telejornal.

O fator previdenciário é um índice que combina idade do segurado, tempo de pagamento ao INSS e expectativa de vida e reduz o valor da aposentadoria de quem deixa o trabalho mais cedo e trata-se de uma das principais reivindicações do movimento sindical.

Reprodução/aecioneves.com.br
Campanha de Aécio muda conteúdo do site após candidato dizer que não se comprometeu a extinguir fator previdenciário
Reprodução do site da campanha de Aécio feito na tarde desta terça-feira (23)

Em carreata na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio, o presidenciável afirmou na manhã desta terça que pretende substituir o fator previdenciário por ser oneroso aos aposentados. Ele ainda defendeu que os projetos apresentados no Congresso sobre o assunto sejam revistos.


Endereço da página:

Links no texto: