Folha de S. Paulo


Campanha de Suplicy muda propaganda após notificação da Globo

A estratégia do senador Eduardo Suplicy (PT) de fazer referências a seriados e novelas em sua propaganda eleitoral em busca de votos para sua reeleição foi questionada pela TV Globo e forçou a campanha petista a acelerar a exibição de um novo material.

A emissora encaminhou uma notificação extrajudicial ao PT e à campanha do senador advertindo sobre a irregularidade de utilizar "conteúdo de obras" em sua propaganda eleitoral.

A principal reclamação foi sobre a alusão ao seriado a "Grande Família". A estreia de Suplicy na propaganda também foi marcada por usar referências visuais e sonoras da novela "Meu Pedacinho de Chão".

A Comunicação da Globo informou à Folha que o procedimento de enviar um aviso a Suplicy é "utilizado com todos os partidos que usam indevidamente nosso conteúdo, uma vez que a Globo, por princípio, não autoriza utilização de suas obras em campanhas eleitorais".

Coordenador de comunicação da campanha, Chico Malfitani, afirmou que a tática de fazer referências é para tentar atrair o telespectador.

Ele contou que em 2006, a propaganda exibia "Páginas da vida de Eduardo Suplicy", também fazendo uma relação com uma novela da emissora.

Malfitani minimizou o desgaste com a Globo e disse que um novo material passará a ser exibido já na propaganda desta sexta-feira (19).

A campanha de Suplicy, que está há 24 anos no Senado, tem como mote mostrar o petista como exemplo de honestidade. Nos últimos dias, os comercias também passaram a mostrar suas ações no Congresso a favor de São Paulo, como defesa das Santas Casas e participação nas discussões sobre reforma tributária.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, Suplicy e o ex-governador José Serra (PSDB) seguem empatados na disputa pelo Senado em São Paulo, com 31% e 34% das intenções de voto, respectivamente.

Terceiro colocado, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) oscilou positivamente na pesquisa, de 8% para 9%.

Sérgio Lima-31.maio.2013/Folhapress
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), há 24 anos no Senado, que tenta a reeleição
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que está há 24 anos no Senado, tenta a reeleição por São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: