Folha de S. Paulo


PT tem 20 pontos de vantagem sobre PSDB em MG, aponta Ibope

Pesquisa Ibope sobre intenção de voto para o governo de Minas Gerais aponta o candidato do PT, Fernando Pimentel, com 43% das preferências, 20 pontos percentuais a mais do que o seu principal concorrente, o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, que aparece com 23%.

Nesse cenário, Pimentel venceria a disputa já no primeiro turno, que ocorre no próximo dia 5 de outubro.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre o último sábado (13) e a segunda-feira (15).

Em relação à pesquisa anterior, de 23 a 25 de agosto, Pimentel cresceu seis pontos percentuais (foi de 37% para 43%), enquanto Pimenta manteve os mesmos 23%. O candidato do PSB, Tarcísio Delgado, registrou 3% nas duas pesquisas.

Os outros candidatos juntos somam 4%. Os indecisos na pesquisa de agosto eram 22% e agora são 17%. Votam branco ou nulo 10% dos eleitores. Antes eles eram 11%.

Os três concorrentes mais rejeitados pelos eleitores são o tucano Pimenta da Veiga (15%), o candidato do PSOL, Fidelis (14%), e o petista Pimentel (13%).

SENADO

Na disputa para o Senado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) continua liderando com folga. Ele tem 46% das intenções de voto, 30 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado, o empresário Josué Alencar (PMDB), que aparece com 16%.

Em relação à pesquisa anterior, contudo, o peemedebista subiu seis pontos em relação à pesquisa do final de agosto (23 a 25), enquanto o candidato tucano oscilou um ponto para cima. A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em Minas Gerais. O levantamento está registrado no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o número 00092/2014.


Endereço da página: