Folha de S. Paulo


Em Minas, Aécio vincula imagem aos três maiores times do Estado

A frase de Tancredo Neves, dita à revista "Placar" no início dos anos 1980, entrou para os anais da política em Minas como exemplo de mineiridade: "Sou torcedor do América-MG, mas tenho grande admiração pelo Cruzeiro, pelo Atlético, assim como todos os times do interior".

Neto de Tancredo, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, se espelhou no avô para fazer campanha em Minas colando sua imagem aos três times de Belo Horizonte.

Como nas duas eleições que disputou para o governo do Estado, a equipe de Aécio preparou para a eleição presidencial deste ano material com referências a Cruzeiro ("A nação está com Aécio), Atlético ("A massa está...") e América ("Sou Deca. Sou Aécio", numa alusão aos dez títulos mineiros que a equipe venceu entre os anos de 1910 e 1920).

Distribuído somente em Minas Gerais, onde ele tentar recuperar votos, os adesivos fizeram sucesso: no final do mês passado, quando a reportagem esteve no comitê de campanha do tucano em Belo Horizonte, não havia mais material relacionando seu nome ao Atlético.

Torcedor fanático do Cruzeiro –Aécio era figurinha fácil no Mineirão na época em que governava o Estado–, o candidato tem ótimo trânsito com os dirigentes dos três clubes.

Ele é amigo de Alexandre Kalil, presidente do Atlético, e também mantém boas relações com o senador Zezé Perrela (PDT), que comandou o Cruzeiro por anos e é um dos entusiastas de seu projeto presidencial. O ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), seu velho aliado, é um dos conselheiros do América, que disputa atualmente a segunda divisão do futebol nacional.

Rivalidades à parte, Aécio tem para 2014 um outro desejo, este mais real do que o de chegar ao Palácio do Planalto: que o Cruzeiro continue na liderança e conquiste o tetracampeonato Brasileiro.


Endereço da página:

Links no texto: