Folha de S. Paulo


'Maior ficha-suja do país' renuncia e coloca mulher no lugar em MT

O deputado estadual José Riva (PSD-MT) anunciou nesta sexta-feira (12) o nome da sua mulher Janete Riva (PSD) para a disputa do governo de Mato Grosso.

O anúncio foi feito um dia após Riva ter tido a candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com base na Lei da Ficha Limpa.

O TSE manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que indeferiu a candidatura de Riva em razão de quatro condenações colegiadas (proferidas por mais de um juiz) do deputado no Tribunal de Justiça do Estado.

Apontado como o "maior ficha-suja do país" por responder a mais de cem processos, Riva é acusado, entre outros pontos, de participação em suposto esquema de desvio de recursos no Legislativo estadual.

O deputado também chegou a ser preso em maio deste ano pela Polícia Federal na Operação Ararath, que apura crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro em Mato Grosso.

A impugnação da candidatura de Riva havia sido pedida pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação do candidato ao governo Pedro Taques (PDT).

SEGUNDO TURNO

A saída de José Riva da disputa reduz a expectativa de um segundo turno nas eleições locais.

Pesquisa Ibope divulgada em 31 de agosto aponta liderança do senador Pedro Taques com 43% das intenções de voto. Na sequência, apareciam Lúdio Cabral (PT) com 16%, e Riva, com 13%.

Janete Riva foi secretária de Cultura no governo Silval Barbosa (PMDB) e disputou eleições apenas uma vez: em 2002, foi candidata a vice-governadora na chapa de Antero Paes de Barros (PSDB).

A candidata também faz parte da lista do Ministério do Trabalho de empregadores flagrados submetendo funcionários a condições análogas ao trabalho escravo.

Ela é proprietária da fazenda Paineiras, no município de Juara (MT), onde sete funcionários foram libertados em 2010 após fiscalização conjunta do Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

Fora da disputa, José Riva será o coordenador da campanha de Janete.

A Folha tentou entrar em contato com José e Janete Riva nesta sexta, mas não conseguiu localizá-los.


Endereço da página: