Folha de S. Paulo


Dilma lidera corrida pelo Planalto com 39% dos votos, diz pesquisa CNI/Ibope

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) –realizada entre os dias 5 e 8 de setembro–, mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) na frente pela corrida pelo Palácio do Planalto com 39% das intenções de votos, seguida por Marina Silva (PSB), com 31% dos votos, e Aécio Neves (PSDB), com 15%.

Em um eventual segundo turno, Marina e Dilma aparecem tecnicamente empatadas com 42% dos votos para a presidente e 43% para a candidata do PSB.

Os demais candidatos somam 2% dos votos. Oito por cento dos eleitores votariam em branco ou nulo e 5% não responderam.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, nesta pesquisa, Dilma não está empatada tecnicamente com Marina no primeiro turno.

Editoria de Arte/Folhapress

Em um segundo turno com Aécio, Dilma venceria com 48% dos votos contra 33% do tucano. Na disputa Aécio x Marina, a candidata do PSB teria 51% dos votos e o tucano, 27%.

Na pesquisa Datafolha divulgada esta semana –e realizada entre os dias 9 e 10 de setembro–, Dilma recebeu 36% das intenções de voto contra 33% de Marina e 15% de Aécio. A vantagem numérica de Dilma sobre Marina no primeiro turno é ligeiramente maior que a da pesquisa anterior (35% a 34%). O quadro, porém, continua sendo de empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

A última pesquisa CNI/Ibope foi realizada em junho, ainda com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). Campos morreu em acidente aéreo no dia 13 de agosto, o que levou o PSB a indicar Marina para a cabeça de chapa. No cenário com Campos, Dilma tinha 39% das intenções de votos, Aécio 21% e o ex-governador 10%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro. Foram ouvidos 2002 eleitores em 144 municípios do país. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014. O índice de confiança estimado é de 95%.

Editoria de Arte/Folhapress

REJEIÇÃO

Apesar do leve crescimento, Dilma aparece na pesquisa com o maior índice de rejeição entre os três candidatos mais bem colocados: 42%. Aécio tem a rejeição de 35% dos eleitores, que não votariam no tucano em nenhuma hipótese, enquanto o índice de Marina é de 26%.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são oferecidos aos eleitores, Dilma recebeu 35% das intenções de votos, seguida por Marina com 23% e Aécio, com 12%.

A CNI/Ibope ainda mostra que o interesse da população nas eleições é baixo. Um quarto dos eleitores não tem interesse algum na disputa, enquanto 20% declararam ter bastante interesse na corrida eleitoral.


Endereço da página:

Links no texto: