Folha de S. Paulo


Pezão empata numericamente com Garotinho no Rio, diz Datafolha

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) empatou numericamente com o deputado Anthony Garotinho (PR) nas intenções de voto para o governo do Rio, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10). Ambos têm 25% da preferência do eleitorado.

Os dois tiveram oscilações dentro da margem de erro, de três pontos percentuais, em relação à última pesquisa divulgada na semana passada. Contudo, apontam tendências distintas. Enquanto Pezão somou dois pontos, Garotinho perdeu três.

O senador Marcelo Crivella (PRB) tem 19%, empatado tecnicamente com os dois, mas no limite de margem de erro. Ele oscilou positivamente um ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Em quarto lugar está o senador Lindbergh Farias (PT), com 12%.

O Datafolha entrevistou 1.348 eleitores em 32 municípios entre segunda (8) e terça-feira (9). A pesquisa, encomendada pela Folha e a TV Globo, foi registrada com o número RJ-34/2014.

Yasuyoshi Chiba/AFP
Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), e Anthony Garotinho (PB) estão numericamente empatados
Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), e Anthony Garotinho (PB) estão numericamente empatados

O resultado consolida a tendência de disputa entre Pezão e Garotinho no segundo turno. Neste cenário, o peemedebista venceria com 47% contra 35% do candidato do PR. Em caso de confronto entre o deputado e Crivella, o senador venceria com 45% dos votos contra 33%.

Garotinho se manteve com a maior rejeição entre os candidatos. A pesquisa aponta que 46% dos entrevistados declararam não votar no ex-governador – uma oscilação de dois pontos percentuais para cima em relação ao último levantamento.

A pesquisa registra um aumento na rejeição a Lindbergh. Segundo o Datafolha, ela subiu de 20% para 25% em uma semana. O mesmo ocorreu com Crivella, que teve aumento de seis pontos percentuais na rejeição, chegando a 20%. Segundo os dados, 19% dos entrevistados não votariam em Pezão.

Com quase nove minutos de programa de TV, Pezão tem apostado na defesa de bandeiras do governo do PMDB. Explorando de forma tímida a imagem do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) –que renunciou em março com alta rejeição para lhe entregar o cargo–, a estratégia tem surtido efeito.

Além de aumentar a intenção de voto, houve aumento na aprovação ao governo Pezão. Segundo o Datafolha, 24% consideram a gestão boa ou ótima –eram 19% na semana passada. Houve queda entre os eleitores que classificam como ruim ou péssima a administração, de 22% para 15%.

Na última semana, Lindbergh usou sua propaganda de TV para expor os vínculos de Pezão com Cabral e o próprio Garotinho –o peemedebista foi por dois anos secretário de Governo na gestão Rosinha Matheus, mulher do deputado. A iniciativa, indicam os dados, ainda não surtiu efeito.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: