Folha de S. Paulo


Com bolo, Padilha ironiza atraso em obras do metrô prometidas por Alckmin

O candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Alexandre Padilha, cantou parabéns e distribuiu bolo para a militância petista nesta terça-feira (9) em "comemoração" ao atraso nas obras do metrô.

Segundo o petista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu há 16 anos expandir o metrô até o Jardim Ângela e não cumpriu. Ele disse ainda que a administração tucana é tão lenta que em 40 anos não conseguiu levar linhas para fora da capital paulista.

"A gente teve a ideia de fazer um parabéns de 40 anos da existência do metrô de São Paulo e nesses anos sequer saiu da cidade de São Paulo. O outro bolo é porque há 16 anos, o governo do PSDB promete trazer o metrô até o Jardim Ângela e nada. Ele fez menos de dois quilômetros por ano", disse.

Padilha visitou nesta terça a estrada M'Boi Mirim, na zona sul da capital paulista. O petista não se compromete com um número exato de quilômetros, mas diz que fará linhas até o ABC, Guarulhos, Taboão da Serra e Brasilândia até 2020.

O candidato disse que vai fazer concessões no setor de transporte para acelerar as obras. Padilha afirmou ainda que o governo federal já garantiu recursos para a ampliação das linhas. "Nos últimos anos, o governo federal aumentou sete vezes os recursos para obras do metrô e a velocidade das obras não aumentou. O governo do PSDB não tira do papel."

PROMESSAS

A Folha mostrou em agosto que Alckmin chegará ao fim do seu atual mandato sem cumprir promessas na área de transportes –uma de suas principais vitrines na disputa deste ano– feitas na campanha eleitoral de 2010.

A reportagem realizou levantamento das promessas feitas pelo candidato em programas eleitorais na TV, no discurso pronunciado pelo tucano no lançamento do PPA (Plano Plurianual) em 2011 e nas metas estabelecidas no próprio documento a serem atingidas até o final de 2015.

A propaganda que foi ao ar no dia 25 de agosto de 2010, o governador prometeu, neste mandato, entregar a Linha 4-Amarela completa e mais 11 estações da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. "Nós vamos terminar a Linha 4 do Metrô e levar a Linha 5 de Santo Amaro até a Chácara Klabin", garantiu Alckmin.

Até o final deste ano, contudo, nenhum dos dois compromissos será cumprido. A Linha 5-Lilás ganhou apenas uma estação e faltam ainda dez para os usuários do transporte público chegarem até a Chacára Klabin. No caso da Linha 4-Amarela, a extensão de 3,8 km até a Vila Sônia também não será entregue neste ano.

O tucano disse que faria a Linha 6-Laranja do Metrô "para chegar até a Freguesia do Ó, Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia". As obras começaram em julho deste ano. A linha toda, com 15,9 km de extensão e 15 estações, só deve ficar pronta em 2020.

O governo de São Paulo afirmou que é equivocado avaliar o cumprimento de promessas de uma gestão que ainda não terminou. Ele disse que a administração pública é "dinâmica" e exige "flexibilidade" para redefinir prioridades conforme as demandas da população.

Segundo a administração estadual, a alteração nos prazos inicialmente previstos para a Linha 4-Amarela está ligada a fatores externos à gestão estadual, "como recursos judiciais, demora na concessão de licenças ambientais, ações judiciais, entre outros".

Em relação à Linha 5-Lilás, o governo paulista ressaltou que a promessa do governador foi feita antes de decisão judicial que determinou em 2011 a paralisação das obras por cerca de seis meses.


Endereço da página:

Links no texto: