Folha de S. Paulo


Militar diz que 'não irá colaborar com o inimigo' e falta à audiência na CNV

Convocado para depor nesta segunda-feira (8) na Comissão Nacional da Verdade para tratar do período da ditadura militar (1964-1985), o tenente da reserva José Conegundes do Nascimento respondeu que não iria comparecer porque "não [colabora] com o inimigo".

Em resposta escrita, Conegundes afirmou ainda para os integrantes da Comissão: "se virem".

Conegundes combateu esquerdistas na Guerrilha do Araguaia (1972-1974), implantada pelo PC do B com o objetivo de formar, com a infiltração gradual de militantes armados e integrados à comunidade local, uma área militarizada na região que hoje abrange o norte do Tocantins e o sudeste do Pará.

Reprodução
Convocado para depor, o tenente da reserva respondeu:
Convocado para depor, o tenente da reserva respondeu: "não vou comparecer. Se virem"

O plano foi descoberto e a guerrilha foi dizimada pelo Exército –com a participação de Conegundes– em três operações entre 1972 e 1974.

Ele era um dos cinco militares esperados na Comissão da Verdade em depoimentos marcados para esta segunda. Três apresentaram atestados médicos, incluindo o coronel da reserva Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió, um dos chefes da repressão aos esquerdistas na Guerrilha do Araguaia.

É a segunda vez que Curió alega problemas de saúde para não comparecer à Comissão da Verdade.

Apenas um militar compareceu: o general de brigada Ricardo Agnese Fayad. Instruído pelo advogado, não deu declarações. Outros quatro militares foram convocados para depor terça-feira (9).

A Comissão Nacional da Verdade promete trazer um capítulo sobre o a Guerrilha do Araguaia no relatório final que deve ser divulgado em 10 de dezembro deste ano.


Endereço da página: