Folha de S. Paulo


Denúncias 'não têm nada a ver' com PMDB, diz Temer

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou neste sábado (6) que seu partido "não tem nada a ver" com as denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre pagamentos de propinas a políticos em um suposto esquema de corrupção na empresa.

Segundo reportagem da revista "Veja" desta semana, Costa citou, em depoimento em regime de delação premiada, nomes de políticos do PMDB que teriam se beneficiado do suposto esquema, como os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), o senador Romero Jucá (RR), a governadora Roseana Sarney (MA) e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).

Em campanha em Petrolina (PE), Temer disse que "institucionalmente o PMDB não tem nada a ver com isso". "Não houve menção ao partido. Houve menções vagas a pessoas do partido A, B e C. Mas isso está nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Eu não posso avançar a respeito disso, o que posso dizer é que o PMDB, institucionalmente, não tem nada a ver com isso", afirmou o vice-presidente.

Ao lado do prefeito Julio Lossio (PMDB), Temer visitou uma creche e um conjunto habitacional. Depois participou de ato político com militantes num hotel do centro da cidade, onde pediu votos para a presidente Dilma Rousseff e para Armando Monteiro (PTB), candidato ao governo de Pernambuco apoiado pelo PT e pelo PMDB no Estado. O vice-presidente seguiria para Maceió (AL) ainda neste sábado.

Preso desde junho, Costa foi indicado pelo PP para a diretoria de distribuição da Petrobras em 2004, ficou no cargo até 2012 e conseguiu apoios no PT e PMDB. Participou dos dois governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e dos dois primeiros anos do governo Dilma.

Ele decidiu fazer um acordo de delação premiada como os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, que apura o suposto esquema de corrupção na Petrobras, depois que a Polícia Federal fez buscas e apreensões em 13 empresas que pertencem a sua filha, sua mulher, seu genro e um amigo dele.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: