Folha de S. Paulo


Em SP, Marina se hospeda em imóvel de empresário e fazendeiro do DEM

Desde o início da campanha eleitoral, a candidata Marina Silva (PSB) passou a viver em São Paulo num apartamento "doado" por um fazendeiro filiado ao DEM (partido da coligação de Aécio Neves), que é também dono de uma rede de distribuição e de postos de combustível.

O apartamento de 107 m² fica no 11º andar de um prédio na Vila Nova Conceição, a poucas quadras do parque Ibirapuera. É onde Marina se hospeda quando vai a São Paulo. Seus familiares também ficam lá.

Quem cedeu o imóvel foi Carlos Henrique Ribeiro do Valle. Ele e a mulher, a psicóloga Marina, são donos do apartamento desde 1988.

Ribeiro do Valle firmou um contrato de comodato em 4 de julho com a campanha de Eduardo Campos para ceder o imóvel até 5 de outubro, podendo ser prorrogado até o fim do segundo turno.

A transação não envolve dinheiro. É uma doação de bem imóvel, com valor estimado de R$ 9.300, que deve entrar na segunda parcial da prestação de contas.

O empresário diz que é "mais próximo do pessoal da Marina" do que de Eduardo Campos. Ele foi orientado pela campanha a não dar informações.

A assessoria da candidata diz que Ribeiro do Valle "doou" o imóvel porque tem um "amigo antigo" em comum com a candidata, mas não revelou quem. Segundo a campanha, "até então, não havia relacionamento" entre o dono do apartamento e a candidata a presidente.

Depois de responder, nesta quinta-feira, aos questionamentos da Folha enviados há quatro dias sobre o apartamento, a campanha da candidata divulgou nota afirmando que "Marina Silva não mantém relacionamento pessoal" com o proprietário. "De mudança para outra cidade, Carlos Henrique decidiu doar o imóvel à campanha", informou a assessoria, na mesma nota.

DEM

"Está registrado e está tudo bem", disse o empresário, referindo-se à doação devidamente declarada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Apesar de nunca ter disputado uma eleição, Ribeiro do Valle é filiado ao DEM de Guaxupé desde fevereiro de 2003 conforme registro no TSE. Ele diz que a filiação "faz tanto tempo" que nem sabe como está a situação junto à Justiça Eleitoral.

Dono de fazendas no interior de Minas, onde planta café, Ribeiro do Valle é também um dos sócios da Petronac, uma rede de postos e distribuidora de combustíveis que atua no interior de São Paulo, da qual foi fundador.

Um panfleto da empresa também descreve outras atividades de Ribeiro do Valle, apresentado no papel como um dos fundadores do Grupo RVM: "Na década de 1980, deram seus primeiros passos na agricultura cafeeira, em Minas Gerais, e, mais tarde, na pecuária de corte, no Mato Grosso do Sul".

ALUGUEL

Já em Brasília, a residência onde Marina vive com a família desde 2011, após ter deixado o Senado, é uma casa alugada por R$ 4.330 no Lago Norte, área nobre da capital.

O proprietário desse imóvel é Antônio Sérgio Barboza, empresário de Vila Velha (ES). Ele diz que só recentemente descobriu ter uma inquilina ilustre. O contrato, firmado por meio de uma imobiliária, não está no nome dela, mas do marido Fábio Vaz de Lima.

"Não me aporrinham, não me enchem o saco e pagam direitinho", diz o proprietário, confidenciando que "até votaria em Marina".

COLABOROU LIGIA MESQUITA, DE SÃO PAULO


Endereço da página: