Folha de S. Paulo


Site que pedia Lula no lugar de Dilma sai do ar após pedido do ex-presidente

Um site que tinha como objetivo convencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a substituir a presidente Dilma Rousseff na chapa petista à Presidência foi retirado do ar no final da tarde desta quinta-feira (4). A página havia começado uma contagem regressiva para o dia 15 de setembro, data limite para a troca de candidatos definida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A página deixou de existir após o Instituto Lula havia requerer ao Facebook e ao Twitter que as respectivas páginas mantidas pelo site fossem apagadas, conforme antecipou o Blog do Fernando Rodrigues.

Inscrito nos Estados Unidos por meio de um sistema que impede descobrir a identidade de seus donos, o site lula2014.org foi registrado em 9 de abril deste ano.

Desde então, a conta de e-mail lula2014@lula2014.org envia spam defendendo que o ex-mandatário tente voltar ao Planalto. No dia 30 de abril, a Folha recebeu um mensagem do destinatário que dizia que Lula "é a melhor opção e não podemos esperar". No rodapé do site está escrito que ele é "uma iniciativa popular", sem ligações com o PT ou com qualquer outro partido.

Reprodução
Site faz contagem regressiva para data limite e pede que ex-presidente Lula substituia Dilma
Site faz contagem regressiva para data limite e pede que ex-presidente Lula substitua a presidente Dilma

Autodenominada "Movimento Volta Lula", a página era ligada ainda a uma conta no Twitter e a uma fanpage no Facebook -criada em 14 de abril, ela reunia pouco mais de 81 mil apoiadores da causa. Ambas também saíram do ar.

O site trazia também um agradecimento a Dilma, referindo-se a ela como "orgulho da nossa democracia, das brasileiras e dos brasileiros", e dizendo que "sua missão foi cumprida com louvor, mas o momento conclama por Lula".

O serviço que encobre a identidade dos donos é o mesmo usado pelo site Muda Mais, criado por petistas que não fazem parte da campanha de Dilma, conforme a Folha revelou em maio.


Endereço da página:

Links no texto: