Folha de S. Paulo


Igreja de Marina faz campanha para rival ruralista que concorre ao Senado

Excluído pelo PSB de seu rol de alianças por exigência direta de Marina Silva, o líder ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) integra o bloco de candidatos que serão apoiados pelo grupo evangélico da candidata à Presidência.

A igreja de Marina Silva –A Assembleia de Deus do Plano Piloto (Novo Dia)–, na região central de Brasília, sediou no sábado (30) a convenção das Assembleias de Deus do Distrito Federal. Na ocasião, os fiéis assistiram a discursos dos candidatos e de pastores.

Caiado não compareceu, mas foi representado por um integrante de seu gabinete e teve a sua candidatura ao Senado, por Goiás, defendida por um dos vice-presidentes da convenção, o pastor Francisco "0800", como gosta de ser chamado.

"Ronaldo Caiado é um homem com mais de 20 anos de Congresso Nacional, com uma conduta ilibada", discursou o pastor aos cerca de 200 fiéis presentes.

Ao aderir ao projeto presidencial de Eduardo Campos (PSB), em outubro de 2013, uma das primeiras exigências da ambientalista Marina Silva foi pedir que o PSB rompesse a aliança que negociava em Goiás com Caiado, rival histórico dos ativistas do meio ambiente.

"Política é assim, se não houvesse divergência não seria política", afirmou o pastor à Folha, ressaltando também ser "Marina até debaixo d'água".

A candidatura de Marina, que estava neste dia em compromissos de campanha no Rio de Janeiro, foi lembrada e defendida durante quase todo o evento.

Além de Caiado, as igrejas evangélicas que formam a convenção vão apoiar no DF adversários da ex-senadora.

São eles o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição, e Geraldo Magela, candidato do PT ao Senado. Os dois discursaram no encontro evangélico. No DF, Marina apoia Rodrigo Rollemberg (PSB) ao governo e Reguffe (PDT) ao Senado.

O acidente aéreo que matou Eduardo Campos e levou Marina, então sua vice, à condição de candidata, foi objeto de piada em determinado momento do encontro.

Isso ocorreu quando o deputado federal Pastor Ronaldo Fonseca (PRB-DF), ao discursar, se dirigiu a Magela, que tem como primeiro suplente em sua chapa o Pastor Manoel Ferreira. Ele disse, em tom de brincadeira, que é um risco ter "um suplente crente".

"Ore muito, se converta logo, agora. E não ande de avião", disse, arrancando risos na plateia.


Endereço da página:

Links no texto: