Folha de S. Paulo


Romário aumenta vantagem para o Senado no RJ

O deputado Romário (PSB) ampliou sua vantagem nas intenções de voto para o Senado no Rio de acordo com pesquisa Datafolha divulgado nesta quinta-feira (4). Ele atingiu 38% da preferência do eleitorado, e está a 13 pontos percentuais do adversário César Maia (DEM), com 25%.

De acordo com os dados, Romário subiu nove pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada no dia 13 de agosto. Este é o primeiro levantamento do instituto após o início da propaganda na TV.

Romário cresceu mais de cinco pontos percentuais em todas as faixas de renda, idade e escolaridade. Sua principal subida ocorreu entre eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos, onde passou de 38% para 54%.

Maia, por sua vez, apresentou melhora entre os eleitores com até o Ensino Médio ou entre os entrevistados com renda familiar até cinco salários mínimos. Mas perdeu entre os mais escolarizados e ricos –teve queda de sete pontos percentuais entre eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos.

O Datafolha entrevistou 1.308 eleitores entre terça (2) e quarta-feira (3) em 31 municípios do Estado. A pesquisa, encomendada pela Folha em parceira com a TV Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-28/2014. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Romário conseguiu aumentar a distância para o principal adversário mesmo com cerca de metade do tempo de TV. O candidato do PSB tem investido numa campanha com propostas de lei mais específicas (como ensino da Constituição nas escolas), enquanto Maia tem buscado apresentar-se como mais experiente para defender os interesses do Estado no Senado (como na discussão sobre redistribuição de royalties do petróleo).


Endereço da página:

Links no texto: