Folha de S. Paulo


No Ceará, petista cresce e já empata com Eunício na Grande Fortaleza

Candidato dos irmãos Cid e Ciro Gomes ao governo do Ceará, Camilo Santana (PT) reduziu a vantagem do senador Eunício Oliveira (PMDB) e já empata com o adversário em Fortaleza e na região metropolitana na corrida pelo governo do Estado, aponta o Datafolha.

Considerando a capital e as cidades da região metropolitana, Eunício perdeu dez pontos percentuais em relação à pesquisa feita de 11 a 13 de agosto –caiu de 43% para 33% das intenções de voto. Camilo ganhou terreno e foi de 15% para 32%, chegando a uma situação de empate técnico com o candidato do PMDB.

Só a capital representa 26% dos eleitores do Ceará.

Na situação geral do Estado, Eunício lidera a disputa com 41%, ante 31% de Santana. A diferença entre os dois, contudo, caiu 18 pontos em relação ao levantamento de agosto. Também pontuaram Eliane Novais (PSB), que somou 4%, e Aílton Lopes (PSOL), com 2%.

O Datafolha ouviu 1.042 pessoas em 41 cidades do Estado na segunda (1) e terça-feira (2). A margem de erro da pesquisa, a primeira do Datafolha no Estado após o início do horário eleitoral, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No interior, Eunício registrou sua menor queda: cinco pontos, de 50% para 45%. Camilo foi de 21% para 31% nessas cidades.

A considerar o porte do município, o petista apoiado pela situação obteve a melhor performance nas cidades de 200 mil a 500 mil habitantes: subiu 22 pontos, enquanto Eunício caiu sete (46% para 39%).

Nas cidades maiores (acima de 500 mil habitantes), Eunício perdeu mais eleitores: foram 12 pontos a menos (44% para 32%), e Camilo avançou 13 (15% para 28%).

RENDA, IDADE E ESCOLARIDADE

Os dois candidatos já aparecem tecnicamente empatados entre os eleitores com maior escolaridade, aponta o Datafolha. Entre aqueles que tem ensino superior, Eunício aparece com 39% das intenções de voto, ante 36% de Santana.

A faixa de eleitores com ensino superior foi onde o peemedebista perdeu mais terreno em relação à pesquisa anterior: oito pontos. O petista avançou mais entre eleitores com ensino médio: 14 pontos (17% para 31%).

Entre os níveis de renda, Santana teve crescimento de 27 pontos entre os eleitores que ganham de cinco a dez salários mínimos. Nesta faixa ele vence o peemedebista por 49% a 32%. Já Eunício sustenta a maior vantagem entre os eleitores que recebem mais de dez salários mínimos, embora tenha pedido três pontos e Camilo subido 12 na comparação com agosto: 48% a 37%.

Entre faixas etárias, Camilo já está empatado tecnicamente com Eunício nas faixas de 35 a 44 anos (37% a 35% para o petista, que avançou 16 pontos nesse segmento, enquanto Eunício perdeu nove) e entre os eleitores acima de 60 anos (31% a 31%). Nas demais faixas, Eunício lidera. Sua maior vantagem está na faixa de 25 a 34 anos (47% a 29%).

SENADO

Nas pesquisas para o Senado, o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), que faz parte da chapa de Eunício, tem 54% das intenções de voto, ante 20% de Mauro Filho (Pros), apoiado pelos irmãos Gomes.

O candidato tucano vence seu adversário em todas as faixas etárias e níveis de renda. Mas registra maior pico entre os que tem idade de 35 a 44 anos (57%) e entre os que recebem até dois salários mínimos (57%).

Tasso aparece com 76% das intenções de voto de quem planeja votar em Eunício para governador. Entre os que pretendem escolher Camilo Santana (PT), o tucano tem 39% do eleitorado. E consegue 49% das intenções de voto de Eliane Novais (PSB).

Mauro Filho consegue 13% do eleitorado de Eunício e 12% dos eleitores de Eliane Novais. Seu melhor desempenho está no eleitorado de Santana, seu companheiro de chapa: 42%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os protocolos CE 00021/2014 e BR 00517/2014.


Endereço da página:

Links no texto: