Folha de S. Paulo


Candidatos do RS tentam se vincular a presidenciáveis em debate na TV

Discussões nacionalizadas e propostas sobre a renegociação da dívida do Estado marcaram um debate entre os candidatos a governador do Rio Grande do Sul promovido pela TV Bandeirantes, na noite de quinta-feira (28).

Candidatos a presidente, como Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), foram defendidos pelos participantes do encontro.

O governador Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição, se apresentou no início do programa afirmando ser o representante de Dilma na disputa.

Aproveitando o bom desempenho de Marina nas pesquisas, o peemedebista José Ivo Sartori citou três vezes a presidenciável do PSB no encontro, o que não havia feito até então na campanha.

Vieira da Cunha (PDT) usou uma declaração de Aécio à suposta "inexperiência" de Marina para questionar e criticar a líder das pesquisas no Estado, Ana Amélia Lemos (PP). O pedetista disse que quem nunca dirigiu um órgão público, como a adversária, vai ter dificuldades para administrar o Estado.

Ana Amélia respondeu que o ex-presidente Lula "é elogiado por conquistas sociais" apesar de nunca ter tido um cargo executivo antes da Presidência.

Ela ainda disse que apoia Aécio e que o tucano tentou desqualificar Marina, o que é normal em uma disputa eleitoral.

Pedro Ladeira - 31.mar.2014/Folhapress
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição no Estado
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição no Estado

DÍVIDA

A situação das finanças do Estado e a renegociação da dívida com o governo federal foi um tema recorrente do encontro.

Tarso, que foi o segundo colocado em pesquisa do Datafolha feita há duas semanas, disse, em resposta a pergunta de Ana Amélia, que a presidente Dilma já prometeu encaminhar para votação no Congresso em novembro um projeto que altera o indexador da dívida.

Os adversários colocaram em dúvida a promessa da presidente e consideraram a medida insuficiente. "Se quisesse ajudar o Rio Grande nesse problema, já teria feito", disse Ana Amélia.

Um dos momentos mais tensos do encontro ocorreu em um bate-boca entre Tarso e o candidato do PSOL, Roberto Robaina. O governador disse que o adversário favorece "a direita" ao fazer críticas sistemáticas a projetos do PT. "Tu tem que amadurecer um pouco politicamente, rapaz", disse Tarso.

Robaina criticou o não pagamento do piso nacional do magistério pelo governo do petista e isenções fiscais para grandes empresas.

Também participou do encontro o candidato do PMN, João Carlos Rodrigues, que defendeu um governo "técnico" e sem indicações políticas.


Endereço da página:

Links no texto: