Folha de S. Paulo


Lula diz que Alckmin nunca responde por problemas de São Paulo

Em meio às dificuldades do PT para fazer a campanha de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo decolar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ataques nesta quinta-feira (28) ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e à imprensa, além de reclamar do eleitor paulista.

Segundo o ex-presidente, o tucano não responde por nada que acontece no Estado. Lula citou a crise de desabastecimento do sistema Cantareira e também o aumento do número de roubos no Estado.

O ex-presidente cobrou que Padilha explore mais a corrupção em São Paulo. "Você não tem que ter raiva, você não tem que demonstrar ódio, mas eu acho que você tem que ser mais duro com a bandalheira que está acontecendo neste Estado. Esses dias, eu li no jornal: aumentou o roubo de carros 41%, o governador não tem culpa. Os bandidos da cadeia estão comandando o crime aqui fora. O governador não tem nada, não é com ele. Ou seja, nada que acontece neste estado, ele tem culpa. Ele não aparece na televisão respondendo um único problema. Aparece para falar de coisas boas", provocou.

Em discurso ao final de uma carreata de Padilha, Lula disse não entender o comportamento do eleitor paulista. "Companheiros e companheiras, acho que está na hora de vocês darem um jeito. Eu não posso entender como é que o povo reclama tanto de educação, que o povo reclama tanto do transporte, que o povo reclama tanto da Saúde, que o povo reclama tanto da segurança e o Alckmin tem 50% da opinião publica. Alguma coisa está errada".

Principal fiador da candidatura de Padilha, Lula minimizou o desempenho do afilhado que está com 5% das intenções de voto, em terceiro lugar na pesquisa. A 38 dias da eleição, o ex-presidente disse que a campanha começa agora, com debates e propaganda na televisão.

Ele citou ainda a decisão da Justiça que determinou que a TV Globo deve exibir diariamente as atividades de campanha de todos os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. A emissora tinha estabelecido como corte para a cobertura diária candidatos com 6% de intenções de voto.

"A campanha está apenas começando. Eu duvido que tenha um candidato mais preparado do que o companheiro Padilha. Eu acho Padilha, que a gente não pode desprezar pesquisa. A pesquisa é uma fotografia, ela é a fotografia do momento e você foi até proibido de entrar na televisão. Agora que você conquistou na justiça. Nós assistimos o debate e vimos quem estava preparado".

Lula afirmou ainda indiretamente que a imprensa protege as gestões tucanas. "O que eu acho grave é que nós estamos diante de uma situação muito grave com a falta de água e na televisão eles fingem que não tem problema. Escondem como se não tivesse problema e eu fico imaginando: imagina se fosse o PT que governasse SP? Como é que a impressa estava tratando a questão da água em SP?", questionou.

Lula retomou a alfinetada apontando o caso de cartel envolvendo o metrô de São Paulo. "Imagina se fosse o PT que governasse o São Paulo com essa denúncia de desvio de dinheiro do metrô. O dinheiro deles não é corrupção é cartel. Eu acho que nós temos que voltar a nos orgulhar de colocar nossa camisa, nossa estrela no peito, de colocar a faixa do Padilha na casa da gente e andar de cabeça erguida nesse país e nessa cidade", cobrou.
Numa defesa de prefeitos do PT que enfrentam baixos índices de avaliação como o prefeito Fernando Haddad, Lula disse que um governante só começa a mostrar resultado após três anos de governo devido as dificuldades para assumir e tocar a administração.

Ele disse ter certeza que Padilha fará um bom governo para não deixar mais nenhum tucano governar o Estado.


Endereço da página: