Folha de S. Paulo


Irmão de Campos diz apoiar famílias em Santos, mas nega indenizações

Famílias de Santos (SP) que tiveram prejuízos materiais com o acidente que matou Eduardo Campos receberam nesta quarta-feira (27) a visita do irmão do ex-governador e disseram ter ouvido promessas de ressarcimento pelos danos.

"Ele veio fazer uma visita de solidariedade, para tranquilizar. Disse que ele a família querem ressarcir os danos", afirmou Benedito Câmara, 69, dono de uma academia destruída na queda.

Antonio Campos, contudo, negou que tenha prometido indenizações –afirmou que apenas manifestou apoio à "luta" desses moradores pelos direitos.

"Tem que ver a causa do acidente. Somos solidários na busca a quem de direito [seja responsável pelos pagamentos]", afirmou à Folha Antonio Campos, conhecido como Tonca.

Arquivo pessoal
Antonio Campos com Wanda Maria Bittencourt, 49, moradora de casa atingida, e Benedito Juarez Câmara, 69, dono de uma academia
Antonio Campos com Wanda Bittencourt, 49, moradora de casa atingida, e Benedito Juarez Câmara, 69, dono de uma academia

Após conversar com moradores, Antonio foi ao Ministério Público Federal em Santos para ter acesso ao inquérito que apura as causas da queda da aeronave, que aconteceu no último dia 13.

Diante das suspeitas de irregularidades na operação do avião, moradores passaram a cogitar a hipótese de acionar o PSB na Justiça em busca de indenizações.

Empresas fantasmas ou sem capacidade financeira foram usadas para pagar o jatinho, conforme revelou o "Jornal Nacional", da Globo.

O avião foi vendido em maio pelo grupo AF Andrade, de Ribeirão Preto (SP), a três empresários pernambucanos. O PSB diz que dois desses empresários haviam emprestado a aeronave à sigla.

"É como um meteoro que cai e ninguém é responsabilizado. Só que não é um meteoro, é um avião e ele tem que ter algum dono", disse a advogada Wanda Bittencourt, 49, que já se mudou três vezes desde o acidente.

A casa da advogada foi atingida pelo jatinho de Campos e o pai, de 86 anos, e a mãe, de 75 anos, estão dormindo com parentes.

"Ele [Antonio] disse que quer falar com todos. E que a viúva [Renata] do Campos sente muito. Eles estão todos dispostos a pagar, e entendi que também o partido", afirmou ela.

A reportagem procurou o PSB nacional, que ainda não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.


Endereço da página:

Links no texto: