Folha de S. Paulo


'Vou ganhar no primeiro turno', diz Garotinho sobre disputa no Rio

O deputado Anthony Garotinho (PR) afirmou nesta quarta-feira (27) que irá vencer as eleições para o governo do Rio já no primeiro turno. Confiante, ele diz que conta com votos brancos, anulados e abstenções de cerca de 30% dos eleitores para obter a maioria dos votos válidos.

Garotinho está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira (26) aponta que 28% dos eleitores declaram escolher o candidato do PR para o cargo.

"Acho que vou ganhar no primeiro turno aqui. Acho que vamos ter 70% dos votos válidos. Nulo, branco e abstenção vai ser 30%. Então preciso de 35% [do total do eleitorado] para ganhar", disse ele, após visitar um restaurante popular ao lado da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Nas eleições de 2010, 31% do eleitorado votou branco, nulo ou se absteve no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisa, o governador Luiz Fernando Pezão aparece com 18%. Ele está em empate técnico com o senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%, e, no limite da margem de erro, com Lindbergh Farias (PT), que tem 12%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Garotinho comemorou também a queda em sua rejeição. De acordo com o Ibope, ela caiu de 44% para 35%. Ele atribuiu a redução ao início da campanha.

"Antes eu só aparecia com os jornais falando mal de mim, a Globo. O povo agora pode conhecer o Garotinho. Quanto mais eu aparecer, mais vai descer minha rejeição", disse ele.

Questionado se já estaria negociando apoios para o segundo turno, ele recuou e disse que ainda não é momento para esta discussão.

"Não sei nem se vou estar lá."


Endereço da página:

Links no texto: