Folha de S. Paulo


Bastidores: Amaral não foi convidado à preparação de Marina para debate

Roberto Amaral, presidente nacional do PSB, não foi convidado para a reunião que tratou da preparação de Marina para o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República.

Amaral estava, no entanto, presente no debate e até deu sugestões para que ela não olhasse para baixo enquanto estivesse aparecendo na TV.

*

Ooops

Na chegada ao debate, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) perguntou sobre o estado de saúde do governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSDB), que ficou internado devido a uma infecção bacteriana. "Liguei para saber de você no Sírio", disse Temer, se referindo ao Hospital Sírio-Libanês. "Ah, obrigado. Mas eu estava no Incor", respondeu o tucano.

*

Vem cá, Google

Se em 2010 o núcleo central da campanha de Dilma se revezava no palco dos debates para assessorá-la, nesta terça a petista contou apenas com seu marqueteiro, João Santana, e Sandra Brandão, sua auxiliar no Planalto, famosa no governo pela rapidez com que entrega informações à chefe. Por isso, ganhou o apelido de "Google".

*

Eu tenho medo

Na entrada, petistas admitiram estar com medo da ascensão de Marina, apontada em pesquisa Ibope divulgada poucas horas antes do debate. "O mundo inteiro está com medo", reconheceu um dirigente do partido.

*

Será que ele vem?

Faltavam poucos minutos para o debate e o ex-governador José Serra (PSDB), candidato ao Senado, não havia chegado. O chefe do comitê financeiro de Aécio, José Gregori, tranquilizou os tucanos: "Ele vem, mas ainda não é o horário dele". Provocou risos. Serra chegou a tempo, mas, como já não havia mais lugares do PSDB vazios, foi colocado numa cadeira do PSC.

*

Pompa...

O candidato a vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque (PSB), riu da pergunta de Levy Fidelix (PRTB) para a candidata, citando a aproximação dela com banqueiros como "dona Neca Setubal". Albuquerque virou para a herdeira do Itaú e imitou o nanico: "Viu, dona Neca?"

*

... sem circunstância

Neca, porém, classificou como "equívoco" o fato de ter sido chamada de banqueira. "Não sou banqueira. Sou parte de uma família que é parte do controle acionário. Nunca trabalhei no banco Itaú. Trabalho com educação."

*

Corpo fala

Olga Curado, especialista em melhorar a imagem e postura de personalidades públicas, tem treinado Aécio para os debates e entrevistas. Na eleição de 2010, ela ajudou na preparação de Dilma. Agora, seu principal desafio é fazer com que o tucano se movimente menos ao falar.

*

Alívio

A equipe de Marina comemorou o fato de a polêmica envolvendo o avião usado por Eduardo Campos não ter virado tema no debate. A candidata estava preparada para responder, mas o PSB prefere que sua direção dê as explicações públicas sobre o caso.

*

Ato falho

Ao falar sobre os programas sociais federais, Aécio afirmou que eles serão "mentidos" caso ele seja eleito. A militância petista costuma dizer que um governo tucano colocaria as iniciativas em risco, o que o candidato do PSDB nega com veemência.

*

Cabelo ao vento

A personagem Malina, do "Pânico na Band", paródia de Marina, perguntou à candidata do PSB: "Se a senhora for eleita, promete soltar o cabelo?" Ela não respondeu.


Endereço da página:

Links no texto: