Folha de S. Paulo


Em alta nas pesquisas, Marina se mostra serena para debate

Trinta minutos antes do debate entre os candidatos à Presidência da República, promovido pela Rede Bandeirantes na noite desta terça-feira (26), Marina Silva (PSB) aparentava estar serena e abriu um largo sorriso antes de responder se estava "assustada" ou "surpresa" com a repercussão de sua candidatura.

Não estava. Marina aparece com 29% das intenções de voto de acordo com a pesquisa Ibope, cinco pontos atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), que lidera com 34%. O tucano Aécio Neves tem 19%.

Silenciosa e bastante concentrada, Marina estudou por mais de uma hora os principais temas que pretendia abordar durante o primeiro embate público com os seus adversários.

Em uma sala do terceiro andar do prédio da emissora, Marina recebeu uma pasta de Neca Setúbal, coordenadora de seu programa de governo, e repassou diversos temas.

Pediu para que Tasso Azevedo, especialista em meio ambiente e um de seus principais auxiliares, fosse chamado rapidamente. Azevedo já estava no estúdio e Mayara, uma das filhas de Marina, foi buscá-lo.

A maior parte do tempo foi dedicado à discussão do tema, uma das principais bandeiras da candidata, que já foi ministra do Meio Ambiente (2003-2008).

Assessores se revezavam dentro da sala. Walter Feldman, coordenador-geral da campanha, João Paulo Capobianco, interlocutor de Marina com diversos setores empresariais, inclusive com o agronegócio, João Lyra Neto, governador de Pernambuco, e Nilson Oliveira, que comanda a comunicação da campanha, eram os que ajudavam Marina a repassar ideias.

A presidenciável leu vários documentos atentamente, fez algumas anotações e, enquanto os auxiliares comiam sanduíches de salsicha ou carne louca, preferiu beber um copo de água. Com diversas restrições alimentares, fez sua refeição mais cedo, ainda hotel em estava hospedada na capital paulista.

Esta é a primeira vez que os presidenciáveis se encontram em um debate na TV. Além de Marina, Dilma e Aécio, também participam do debate os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).


Endereço da página:

Links no texto: