Folha de S. Paulo


Arruda lidera corrida no DF com 37% das intenções de voto, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) pela Rede Globo mostra o candidato José Roberto Arruda (PR) com 37% das intenções de votos para o governo do Distrito Federal. O atual governador, Agnelo Queiroz (PT), aparece empatado em segundo lugar com Rodrigo Rollemberg (PSB), ambos com 16% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa Ibope é de 3 pontos percentuais.

Arruda cresceu cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa Ibope/TV Globo para a corrida ao governo do Distrito Federal, divulgada no dia 30 de julho, quando o candidato do PR tinha 32% das intenções de votos. Agnelo caiu um ponto percentual e Rollemberg subiu um ponto.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra o candidato Toninho (PSOL) com 4% das intenções de voto, o deputado Luiz Pitman (PSDB) com 3% e a candidata Perci Marrara (PCO) sem pontuação. Os votos brancos e nulos somam 7%. Outros 17% não souberam responder à pesquisa.

Arruda manteve a liderança mesmo com a ameaça de ter o registro de sua candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que analisa o caso do ex-governador do Distrito Federal na noite desta quarta. Segundo a pesquisa, Arruda tem dois pontos percentuais a menos que a soma de todos os outros candidatos.

Para que seja realizado segundo turno, o índice da soma dos demais candidatos deve ser superior ao percentual alcançado pelo primeiro colocado.

O Ibope realizou a pesquisa, registrada no TSE, entre os dias 23 e 25 de agosto, ouvindo 1.204 eleitores no Distrito Federal. O nível de confiança da sondagem é de 95%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são oferecidos aos eleitores, Arruda recebeu 25% dos votos, seguido por Agnelo com 11% e Rollemberg com 8%.

Pedro Ladeira/Folhapress
José Roberto Arruda lidera pesquisa no DF, mas aguarda decisão do TSE sobre candidatura
José Roberto Arruda lidera pesquisa no DF, mas aguarda decisão do TSE sobre candidatura

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, Arruda aparece na liderança da disputa. No confronto do candidato do PR com Agnelo, ele venceria com 45% dos votos contra 23% recebidos pelo petista. Os brancos e nulos somam 12%, além de 19% de eleitores que não souberam responder.

Na disputa de Arruda com Rollemberg, o ex-governador do DF teria 39% dos votos contra 30% recebidos pelo senador do PSB. Brancos e nulos somaram 9% e 22% dos eleitores não souberam responder.

Num eventual segundo turno entre Agnelo e Rollemberg, o candidato do PSB ganharia as eleições com 44% dos votos. O governador do DF teria 22%. Brancos e nulos somaram 12% e outros 23% não responderam.

A pesquisa Ibope/TV Globo também questionou os eleitores sobre a taxa de rejeição dos candidatos. Agnelo é que registra a maior rejeição: 43%. Arruda aparece com a segunda maior taxa, de 29%, seguido por Toninho, com 6%, Pitman e Marrara, com 8%, e Rollemberg, com a menor taxa de rejeição: 5%.

Outros 18% não responderam e 5% dos eleitores afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos.

A pesquisa ainda questionou os eleitores sobre o governo de Agnelo, que foi avaliado como "ruim ou péssimo" por 48% dos eleitores. Outros 32% consideram regular e 15% o avaliaram como "ótimo ou bom".
Segundo o Ibope, 65% dos brasilienses rejeitam a forma como Agnelo administra o Distrito Federal e 26% aprovam a gestão do petista. Nove por cento dos entrevistados não souberam responder.


Endereço da página:

Links no texto: