Folha de S. Paulo


Alckmin venceria no 1º turno; Skaf cresce de 11% para 20%

A última pesquisa do Instituto Ibope sobre a sucessão ao governo de São Paulo, encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (26), mostrou que se as eleições fossem hoje, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) seria reeleito no primeiro turno.

O levantamento revela, no entanto, que caiu de 39 para 30 pontos percentuais a vantagem do tucano sobre o seu principal adversário, Paulo Skaf (PMDB).

O governador manteve os 50% de intenções de voto da pesquisa anterior, realizada no final de julho. O peemedebista cresceu de 11% para 20% e o candidato do PT, Alexandre Padilha, manteve 5%.

Na sequência, Gilberto Natalini (PV), Raimundo Sena (PCO) e Laércio Benko (PHS) tiveram 1%. Os candidatos Wagner Farias (PCB), Gilberto Maringoni (PSOL) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram.

O total de votos brancos e nulos foi de 10% e 11% não sabem ou não opinaram. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos .

O levantamento também mediu o índice de rejeição dos candidatos ao governo de São Paulo. O maior percantual é o de Alexandre Padilha (26%), seguido por Geraldo Alckmin (19%) e Paulo Skaf (12%).

A pesquisa mostrou ainda que 41% dos eleitores de São Paulo consideram a administração do atual governador como "ótima" ou "boa", 36% avaliam como "regular" e 19% como "ruim" ou "péssima".

O Ibope ouviu 1.512 eleitores, entre os dias 23 e 25 de agosto, em 79 municípios do Estado. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95 ocasiões).

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número SP-00017/2014.


Endereço da página: