Folha de S. Paulo


Ministra diz que prótese dentária para agricultora faz parte de 'ação de rotina'

A prótese dentária recebida pela agricultora Marinalva Gomes Filha, 43, a dona Nalvina, faz parte de "uma ação de rotina" do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

A afirmação é da ministra titular da pasta, Tereza Campello, que disse ainda, em entrevista à Folha neste sábado (23), que é praxe no governo federal o encaminhamento dos problemas identificados pelas equipes técnicas do ministério.

Moradora de Paulo Afonso, no norte da Bahia, dona Nalvinha recebeu a prótese na véspera de gravar com a presidente Dilma Rousseff (PT) uma peça de TV para o horário eleitoral petista. Segundo a prefeitura da cidade, o governo federal pediu antes das filmagens para a administração municipal providenciar a dentadura.

"É uma prática nossa. Qualquer situação que a gente identifique, a gente encaminha para o órgão competente", disse.

João Pedro Pitombo/Folhapress
Dona Nalvinha, 43, que diz ter recebido uma prótese dentária 'do pessoal da Dilma'
Dona Nalvinha, 43, que diz ter recebido uma prótese dentária 'do pessoal da Dilma'

Segundo ela, a iniciativa faz parte do programa Brasil sem Miséria, no qual, em suas palavras, "o Estado vai atrás das famílias garantindo direitos a elas".

A ministra negou qualquer relação da eleição com a gravação do programa eleitoral e afirmou que a presidente foi à comunidade Batatinha, na zona rural de Paulo Afonso, para cumprir uma agenda institucional.

"Esta agenda não foi eleitoral, era uma agenda da presidenta", disse a ministra.

Apesar da afirmação, a presidente chegou à comunidade acompanhada do ex-presidente Lula e, com ele, gravou imagens e depoimentos para o horário eleitoral.

No evento, jornalistas foram credenciados pela equipe de campanha de Dilma. Credenciais oficiais da Presidência não foram exigidas.

MAQUIAGEM

A ministra Teresa Campello ainda negou qualquer tentativa de "maquiagem" da realidade para a gravação do programa eleitoral.

Segundo ela, programas federais já beneficiaram 2 milhões de pessoas que receberam próteses dentárias. "Se tem esse tanto, por que dona Nalvinha não pode ter direito?", questionou.

A ministra afirmou que as famílias da comunidade Batatinha foram contempladas pelos programas Luz para Todos, Água para Todos e Bolsa Família. "São ações que vêm acontecendo desde 2006. Não há nenhuma maquiagem."

Sobre a construção de um muro de proteção no forno à lenha da casa de Nalvinha na mesma semana da vinda da presidente, Campello disse que esta demanda não partiu do ministério.


Endereço da página:

Links no texto: