Folha de S. Paulo


Policiais condenados fazem campanha para Garotinho

Acusados por ligação com a máfia de caça-níqueis, o ex-chefe de Polícia Civil Álvaro Lins e o inspetor Fábio Leão estão em campanha para eleger o deputado Anthony Garotinho (PR) governador do Rio. O candidato também foi condenado por formação de quadrilha, junto com os dois policiais.

Em áudio (ouça abaixo) repassado a policiais, Lins comemora a liderança de Garotinho nas pesquisas. Ele afirma que essa é uma "oportunidade" para "varrer essa gente do Rio", em referência aos peemedebistas à frente do governo estadual há mais de sete anos.

"Eu sou apenas mais um dos muitos que sofreram na mão dessa corja que tem que ser varrida do Rio de Janeiro. Essa é a oportunidade que nós temos, não vai haver outra oportunidade. Daqui um ano, dois anos, quatro anos, dez anos. Acabou. Ou é agora ou nunca. Vamos varrer essa gente do Rio."

Ouça

Lins foi chefe de Polícia Civil na gestão de Garotinho e de sua mulher, Rosinha Matheus. Ele foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e também formação de quadrilha por, segundo a Justiça, comandar um grupo de policiais que evitava a repressão contra a máfia de caça-níqueis. Ele acabou expulso da corporação em 2009, na gestão Sérgio Cabral (PMDB).

Erbs Jr./Frame/Folhapress
O candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho, faz campanha na comunidade do Turano, na Tijuca (zona norte)
Candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, faz campanha na comunidade do Turano, na Tijuca

Garotinho foi condenado no mesmo processo, apenas por formação de quadrilha. Ele recorre da decisão no STF (Supremo Tribunal Federal). "Eles é que são bandidos, eles é que roubaram o povo do Rio de Janeiro. Eles não têm nada contra nós. A gente vai dar o troco", diz Lins, na gravação.

Segundo a Folha apurou, o arquivo de voz foi gravado por um policial civil durante uma reunião da qual Lins participava. O áudio, divulgado pela "Veja", está sendo repassado entre agentes das polícias Civil e Militar após edição.

Além de Lins, também apoia Garotinho o inspetor Fabio Leão, conhecido como Fabinho. Condenado no mesmo processo, ele comemora o resultado afirmando: "Estamos voltando!".

O candidato do PR afirmou, em seu blog, que não tem responsabilidade sobre o apoio de Lins. "Cada um faz campanha para quem quiser, com ou sem autorização do candidato", afirmou ele.


Endereço da página:

Links no texto: