Folha de S. Paulo


Prefeitura em PE aluga ônibus para levar moradores a enterro

Eram 14h50 de sábado (16) quando um ônibus deixou a praça Frei Damião, em Ouricuri, para vencer os 690 km que separam a cidade do sertão pernambucano do Recife.

O veículo foi alugado pela prefeitura por R$ 3.500, segundo assessores, para levar moradores ao velório e enterro do ex-governador Eduardo Campos, neste domingo (17).

Dos 48 lugares disponíveis, 31 estavam ocupados —um passageiro, porém, só queria uma carona até Parnamirim.

Os demais eram admiradores de Campos e funcionários da Prefeitura de Ouricuri, que disseram cumprir ordens do prefeito Antônio César Araújo (PMDB) para ir ao funeral.

Para ocupar os assentos, assessores da prefeitura fizeram diversas ligações no sábado para mobilizar aliados e correligionários.

Segundo o prefeito, no entanto, a administração é que foi procurada por interessados em dar adeus a Campos.

"O Eduardo fez muito pelo município. Ele era muito querido. Muitos estavam com vontade de vir [ao Recife], mas não tinham como", diz.

Adesivos pretos foram afixados no ônibus, e, no vidro, se lia: "Ouricuri luto".

"Foi uma forma de mostrar gratidão ao homem que tanto fez por a gente", afirma o prefeito. Ele está no Recife desde sexta (15).

Alguns dos funcionários da prefeitura disseram que devem mudar o voto. "Se o prefeito indicar que quer a Marina, votaremos nela", afirma João Ribeiro, 40, diretor de obras no município.

Renato dos Santos, 19, que estuda para ser padre, puxou uma oração no ônibus logo após a partida. Ele disse que trabalha no gabinete do prefeito "fazendo de tudo".

Os viajantes ficarão hospedados no Recife na casa de apoio de programa por meio do qual municípios levam pacientes para atendimento médico na capital.

"DEFEITO BESTA"

Duas horas após a partida, a viagem foi interrompida devido a um defeito no freio motor do veículo. Foram 40 minutos parados na estrada até que se improvisasse, com um arame achado na pista, uma mola para reparar o dano.

"Foi só um defeito besta", disse o motorista Asternômico Gomes, 51.

Manifestações de carinho por Campos foram frequentes durante a viagem.

Lindovânia Leide, 37, diz ser grata a ele pela construção de uma maternidade no município. Antes, conta, deu à luz em "lugares que pareciam açougues".

"Tive sete filhos. Meus três últimos foram na maternidade. Batizei até uma das minhas filhas como Maria Eduarda em homenagem."

O fogueteiro Demilton Gomes, 68, compara o ex-governador a um santo. "Quando falava, Eduardo parecia um anjo. Até a forma que ele nos deixou faz a gente acreditar um pouco nisso."

Ouricuri tem 67,6 mil habitantes e é famosa por ter arregimentado sertanejos durante a Guerra do Paraguai, em 1864.


Endereço da página:

Links no texto: