Folha de S. Paulo


Empresários e instituições lamentam morte de Eduardo Campos

Empresários de grandes empresas brasileiras e instituições relevantes do país lamentaram a morte do candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, nesta quarta-feira (13).

O presidente da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), Murilo Portugal, disse estar "chocado com a trágica notícia" da morte do governador.

"O Brasil e Pernambuco perderam um grande líder politico e um administrador público competente. Mas meus pensamentos neste momento são para sua família, a quem estendo profundo pesar em meu nome pessoal, como seu admirador e amigo", afirmou Portugal.

O acidente também repercutiu entre as principais figuras políticas brasileiras, como Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), que concorriam com Campos à Presidência da República, e os ex-presidentes Lula e FHC.

ACIDENTE

As causas do acidente ainda não foram confirmadas pela Aeronáutica. O avião Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, voava do aeroporto Santos Dumont, no Rio, para a base aérea do Guarujá (SP). Campos teria três compromissos de campanha em Santos.

Além do presidenciável, estavam a bordo quatro assessores Alexandre Severo (fotógrafo oficial da campanha), Marcelo Lyra (cinegrafista), Pedro Valadares (ex-deputado e assessor do candidato) e Carlos Percol (assessor de imprensa). Também morreram o piloto e o copiloto da aeronave. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital da região.

*

CONFIRA A REPERCUSSÃO ENTRE EMPRESÁRIOS:

"Tivemos longas conversas sobre a construção da nossa nova fábrica em Jaboatão dos Guararapes (PE) e aprendi a admirá-lo como um empreendedor que queria levar uma visão de executivo ao poder público. Foi um grande entusiasta do desenvolvimento do Estado. Uma pessoa que fomentava o crescimento de Pernambuco. Estou digerindo essa trágica notícia."
ADIB JACOB, presidente da farmacêutica Novartis no Brasil

*

"Recebi com profundo pesar e tristeza a notícia do trágico falecimento de Eduardo Campos. Por sua coragem, competência e retidão no exercício da política, deixa uma enorme lacuna. O Brasil perdeu uma liderança de primeira grandeza; os que lutam pela justiça social, um companheiro; e eu, um amigo. Neste momento de profunda dor, envio, em meu nome, de minha família e do BNDES, solidariedade à esposa Renata e seus filhos, à sua mãe, Ana, bem como a todos os seus familiares e das demais vítimas do acidente. "
LUCIANO COUTINHO, presidente do BNDES

*

"Nossos sinceros sentimentos aos familiares de Eduardo Campos e demais vítimas deste acidente. Que Deus possa confortá-los."
DIRETORIA DO SINDIQUÍMICOS (Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região) e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), em nota

*

"Campos teve formação política na esquerda e, quando ministro ou governador, atuou com prioridades, buscando favorecer o campo popular e progressista. Sua formação acadêmica, somada à experiência política e administrativa, mostrava um homem capaz de ter ideias, de conceber projetos e de liderar sua implementação. Nossa integral solidariedade à sua família e a seus admiradores."
JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

*

"Há uma semana, e revelando empolgante disposição, Eduardo Campos esteve na nossa confederação, mostrando aos produtores rurais sua profunda visão dos desafios e potencialidades da agropecuária brasileira. Surpreendeu-nos, tal a firmeza e destemor com que se comprometeu a combater radicalismos, a buscar o equilíbrio e a estabelecer uma agenda programática para evitar improvisações oportunistas.

A CNA não toma partido. Abriu sua sede para que os candidatos à Presidência da República, como ele, expusessem sua plataforma para a agricultura. Posso testemunhar, como seu anfitrião na qualidade de presidente da CNA, que Eduardo Campos inspirou-nos respeito. Faço esse registro para demonstrar a emoção e pesar com que recebemos a triste notícia de sua morte. Não há dúvida de que o Brasil perdeu uma de suas mais promissoras lideranças políticas."
JOÃO MARTINS DA SILVA JÚNIOR, presidente da CNA

*

"É com profundo pesar que o conselho toma conhecimento do trágico falecimento do candidato à presidência Eduardo Henrique Accioly Campos. Economista, registrado no Conselho Regional de Economia da 3ª Região, Pernambuco, Campos teve destacada trajetória política como deputado estadual, deputado federal, ministro da Ciência e Tecnologia e governador do Estado de Pernambuco.
O conselho lamenta a perda de tão competente profissional e expressa suas condolências aos familiares e amigos de Campos, bem como dos demais ocupantes do avião acidentado."
PAULO DANTAS DA COSTA, presidente do Cofecon (Conselho Federal de Economia)

*

"Neste momento de imensa tristeza para todos os brasileiros, esperamos que as palavras de Eduardo Campos, pronunciadas em entrevista em rede nacional, como candidato à Presidência da República, inspirem o presente e o futuro de nosso país: 'É preciso coragem e humildade para reconhecer e enfrentar os problemas'. O jovem governador, ministro de Estado e parlamentar deixa um legado político consistente, ideias inovadoras e esperanças que não morrem com ele, mas se perpetuam em sua memória."
ALFREDO BONDUKI, presidente do Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo)

*

"O governador Eduardo Campos, que inovou no Poder Executivo, realizando boa gestão no Estado de Pernambuco, deixa imensa lacuna na política brasileira. O Brasil perdeu uma pessoa extremamente inteligente, idealista e admirada por todos. Nossas mais sinceras condolências à família Campos, neste momento tão difícil."
RAFAEL CERVONE
presidente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)

*

"Eduardo Campos honrou a política e inovou na administração pública, tanto como ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, deputado federal, deputado estadual e governador de Pernambuco. Sua prematura despedida é uma imensa perda para a política de nosso país e um trauma para as eleições presidenciais deste ano. Ao externar nossos pêsames aos seus familiares e amigos, reverenciamos sua memória, esperando que suas ideias continuem contribuindo para a construção de um Brasil melhor."
LEVI CEREGATO, presidente da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica, SIDNEY ANVERSA VICTOR, presidente da Abigraf Regional São Paulo,FABIO ARRUDA MORTARA, presidente do Sindigraf-SP (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo)

*

"Eduardo Campos foi um grande homem, de valores herdados e levados com dignidade e honra por toda sua exitosa trajetória política. Político de princípios, que sempre defendeu as causas populares, Eduardo Campos contribuiu em muito com a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro. Vale lembrar que Campos esteve ao lado da classe trabalhadora na luta travada por mudanças nos portos do País, em 2013. Sem qualquer dúvida, uma grande perda para o País e para a democracia brasileira. Nossos mais sinceros sentimentos de condolência aos familiares de todos aqueles atingidos pela tragédia."
MIGUEL TORRES, presidente da Força Sindical

*

"Neste momento de triste surpresa e estupefação na sociedade brasileira, dirigimos nossa solidariedade à família do ex-governador Eduardo Henrique Accioly Campos. Brasileiro admirado em todo o país, deixa uma trajetória política vitoriosa e marcada pela competência administrativa. Sua perda, aos 49 anos de idade, é uma perda para todo o Brasil, que sabia poder contar com ele com representante legítimo de uma nova geração de dirigentes nacionais."
LUIZ CARLOS TRABUCO CAPPI, presidente do Bradesco

*

"A OAB lamenta profundamente a morte de Eduardo Campos. O Brasil perde um grande homem público, um estadista, alguém dedicado à causa de servir ao próximo. A OAB Nacional e a OAB Pernambuco, em especial, permanecem nutrindo a maior admiração por Eduardo Campos, dono de um diálogo aberto, fraterno e franco com a advocacia. Respeitador, mantinha conosco o ideal de uma reforma política no Brasil. Todo o sentimento de fraternidade e solidariedade deve ser transmitido a sua família e às famílias de todos os envolvidos no acidente".
MARCUS VINICIUS FURTADO COÊLHO, presidente da OAB Nacional

*

"Toda a nossa solidariedade aos filhos, esposa, mãe, amigos e familiares de Campos, neto do saudoso Miguel Arraes. Político jovem, foi ministro no governo Lula e governador de Pernambuco, cargo que deixou para concorrer à sucessão presidencial nas eleições deste ano. Estendemos nosso pesar e solidariedade às famílias dos pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, o fotógrafo Alexandre Gomes e Silva e ainda Pedro Valadares Neto e Marcelo Lira, que também morrem neste acidente. Que Deus conforte todos os familiares e amigos de Campos, dos pilotos e todos os membros de sua equipe vitimados no acidente."
VAGNER FREITAS, presidente da CUT

*

"Campos era uma das pessoas com ideias mais ricas sobre o futuro do país."
REGINALDO MEDEIROS, 58, presidente da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia)

*

"A perda de Eduardo Campos é praticamente inaceitável. Ele era um símbolo de líder jovem com competência."
JORGE GERDAU JOHANNPETER, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau

*

"Em respeito ao falecimento do candidato à Presidência Eduardo Campos, em acidente aéreo nesta quarta 13 de agosto, em Santos, o Greenpeace tira do ar o programa Camarim dos Candidatos. O Greenpeace se solidariza à família, amigos e apoiadores de Eduardo Campos e lamenta profundamente a perda do ex-governador de Pernambuco."
MARCIO ASTRINI, coordenador do Greenpeace

*

"O Brasil perde uma jovem liderança, promissora, que despontava na política nacional por sua grande capacidade de gestão e articulação demonstrados à frente do governo de Pernambuco."
NELSON FONSECA LEITE, presidente da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).

*

"A determinação, o espírito público, a capacidade de gestão e a habilidade de articulação política fizeram dele um dos governadores mais bem avaliados do país e o colocaram entre os principais presidenciáveis. Tivemos a honra e a alegria de recebê-lo, em 30 de julho, no Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República. A perda prematura desse jovem líder entristece a todos e empobrece a política brasileira. Neste momento de pesar, nossos pensamentos se voltam para os familiares das vítimas desse trágico acidente."
CNI (Confederação Nacional da Indústria), em nota

*

"O país perde um grande brasileiro de trajetória política marcada por dedicação diante de suas convicções. Neste momento de dor e pesar, a Fiesp e o Ciesp prestam solidariedade à família de Eduardo Campos."
FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em nota

*

"É uma forte perda para a política brasileira"
LUIZ MOAN YABIKU JUNIOR, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)

*

"O Brasil perde um jovem homem público, com boas ideias que poderiam contribuir para o tão necessário desenvolvimento do país."
HUMBERTO BARBATO, presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica)

*

A Embratur lamenta profundamente a perda de Eduardo Campos. Um grande brasileiro que desde jovem dedicou-se à vida pública. Foi deputado federal, ministro de estado e governador de Pernambuco por dois mandatos, quando teve um olhar cuidadoso para as questões do turismo e para o desenvolvimento do setor. Neste momento de muita dor, também nos solidarizamos com a família do ex-governador e das demais vítimas deste terrível acidente. Registramos nossos sinceros votos de pesar."_
VICENTE NETO, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)

*

"Estou perplexo e profundamente consternado. A morte do Eduardo, um líder jovem, talentoso e apaixonado, com quem tive a oportunidade de conviver nos últimos meses, é uma grande perda para o Brasil. Solidarizo-me com sua família e com a de todos os que lamentavelmente perderam suas vidas nesta tragédia"
GUILHERME LEAL, co-fundador da Natura

*

"Estou chocado. Tive oportunidades de estar com Campos pessoalmente e gostava muito dele. Lamento a forma abrupta como o Brasil perde uma de suas mais promissoras lideranças políticas. Não importa se ganharia a eleição, mas ele trouxe seriedade a essa disputa."
LUIZ FERNANDO VEIGA, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers)

*

"Campos foi um grande amigo do MST e apoiador da luta pela terra e pela Reforma Agrária, fato que o fez ganhar notável confiança dos trabalhadores rurais do estado de Pernambuco. Em muitos momentos, o jovem político agiu com ousadia e coragem a favor da luta dos Sem Terra contra o latifúndio pernambucano, desapropriando áreas históricas reivindicadas pelo MST. Conhecia a questão agrária brasileira, e como candidato à presidência, tinha clareza da necessidade de resolver o problema da concentração da terra no Brasil e os males causados pelo latifúndio."
DIREÇÃO NACIONAL DO MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), em nota

*

"A CNC manifesta seu profundo pesar pela perda trágica do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República Eduardo Campos, ocorrida em acidente aéreo na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, na cidade de Santos. Em sua trajetória atuante e prematuramente interrompida, Eduardo Campos deixa como uma de suas mais expressivas marcas a confiança, a fé e a esperança no potencial do País, um sentimento inspirador para todos os brasileiros. A CNC se solidariza com aos familiares de todas as vítimas desta tragédia neste momento de profunda dor."
CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em nota

*

"Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos, especialmente por sua família, sua mulher Renata, seus amados filhos, e por sua mãe Ana Arraes. Recebi algumas vezes o então governador Eduardo Campos para tratar de projetos para o estado de Pernambuco, e guardo comigo a melhor impressão de um homem determinado, um político atuante. A morte de Eduardo Campos, aos 49 anos, é uma tragédia inominável".
MARIA DAS GRAÇAS SILVA FOSTER, presidente da Petrobras

*

"O Eduardo Campos foi uma perda do futuro político brasileiro. Ele representava uma liderança que ia muito além do seu papel atual no Brasil."
HENRIQUE MEIRELLES, ex-presidente do Banco Central

*

"Foi com muita tristeza que nós, do Itaú Unibanco, recebemos a trágica notícia sobre o falecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência, Eduardo Campos, e de outras vítimas, na cidade de Santos. Neste momento de profundo pesar, nos solidarizamos com seus familiares e amigos. Perdem muito também o Brasil e a democracia brasileira. Estendemos também nossos sentimentos aos familiares e amigos dos demais envolvidos no triste acidente."
ROBERTO SETUBAL, presidente executivo do Itaú Unibanco

*

"Foi com muito pesar que recebi a notícia da morte precoce do Eduardo Campos, que teve uma trajetória louvável e um futuro promissor na carreira política. Encontrei-me algumas vezes com ele, por intermédio do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), e a impressão que fica é que ele era uma pessoa interessada, aberta ao diálogo e sensível às necessidades não só do setor varejista, mas do Brasil por inteiro."
LUIZA HELENA TRAJANO, presidente do Magazine Luiza

*

"Lamento profundamente o precoce falecimento do Eduardo Campos, que fazia parte de uma nova geração de políticos e fez uma brilhante carreira na política. Todo o setor varejista está consternado com esta tragédia. Nós, do IDV, tivemos alguns encontros com Campos, e ele sempre se mostrou aberto a dialogar sobre os assuntos ligados ao varejo. É uma grande perda para o país".
FLÁVIO ROCHA, presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo)

"Eduardo Campos era um brasileiro imbuído de um forte engajamento para fazer o que é necessário pelo país. É uma pessoa que fará falta ao cenário político brasileiro."
BRITALDO SOARES, presidente da AES Brasil

*

"O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. Eduardo Campos foi um político atuante e um grande aliado do setor supermercadista, participando recentemente da 30ª Feira e Congresso de Gestão APAS. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) lamenta o falecimento do candidato à presidência da República e líder nacional do PSB, e expressa o sentimento de pesar por sua partida precoce, estendendo suas condolências aos familiares de todas as vítimas do trágico acidente."
JOÃO GALASSI, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados)

*

"O Brasil perde a melhor opção de terceira via já criada nos últimos tempos. Campos tinha um pensamento econômico moderno e afinado com os desejos do mercado."
RICARDO LACERDA, sócio-fundador do banco de investimentos BR Partners

*

"Eduardo Campos tinha uma visão de mundo que integrava o melhor do setor público e do setor privado. Era um político com foco em gestão, que pregava o planejamento e a visão de longo prazo."
CLEDORVINO BELINI, presidente da Fiat Chrysler para a América Latina

*

"Que tristeza. Eduardo Campos era muito novo e uma pessoa dedicada à família. O Brasil perde um líder importantíssimo para o futuro."
OTÁVIO AZEVEDO, presidente da Andrade Gutierrez

*

"O BTG Pactual manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Senhor Eduardo Campos. Uma perda substantiva para a política e a democracia brasileiras."
BANCO BTG PACTUAL, em nota

*

"Consternados, lamentamos a morte do ex-governador e candidato a presidente. O acidente tira dos brasileiros uma voz que sempre se pautou pela defesa da democracia. Tira também do convívio dos seus um pai, um filho e um marido dedicado à sua família, à qual prestamos nossa solidariedade. Solidariedade também às famílias das pessoas que acompanhavam Eduardo Campos no voo e que também perderam suas vidas"
JORGE ABRAHÃO, diretor-presidente do Instituto Ethos


Endereço da página:

Links no texto: