Folha de S. Paulo


Mulher de Campos pegou voo comercial e está com os filhos no Recife

A mulher de Eduardo Campos, Renata Campos, e os cinco filhos do casal estão reunidos na casa deles, no Recife, na tarde desta quarta-feira (13).

Renata chegou na manhã de hoje do Rio de Janeiro, onde acompanhou o marido na entrevista dada ao "Jornal Nacional", da TV Globo, nesta terça (12).

Logo após a entrevista, ela pegou um avião comercial para voltar ao Recife com o filho caçula, Miguel. O sobrinho de Campos Rodrigo Molina viajaria com o tio para o Guarujá, mas só não foi para acompanhar Renata.

A aeronave usada por Campos para se deslocar ao litoral sul paulista caiu na manhã desta quarta-feira em Santos.

MINUTO A MINUTO: Acompanhe agora cobertura sobre a morte

A família, que ainda não se manifestou sobre a morte do ex-governador de Pernambuco, está acompanhada do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, do candidato ao governo Paulo Câmara, e do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho –todos do PSB.

Aos poucos, outras personalidades da política pernambucana estão chegando à casa de Campos.

ACIDENTE

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) quando o avião em que voava com assessores caiu em Santos (SP).

Campos tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida presidencial. Tinha 8% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. Ex-governador de Pernambuco e ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, era considerado um dos políticos mais promissores de sua geração.

A ex-senadora Marina Silva (PSB), candidata a vice-presidente, é a cotada para assumir seu lugar na cabeça da chapa. O partido tem dez dias corridos para decidir e registrar a substituição.

A presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, cancelaram suas agendas ao receber a notícia.

As causas do acidente ainda não foram confirmadas pela Aeronáutica. O avião Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, voava do aeroporto Santos Dumont, no Rio, para a base aérea do Guarujá (SP). Campos teria três compromissos de campanha em Santos.

Além do presidenciável, estavam a bordo quatro assessores: Alexandre Severo (fotógrafo oficial da campanha), Marcelo Lira (cinegrafista), Pedro Valadares (ex-deputado e assessor do candidato) e Carlos Percol (assessor de imprensa). Também morreram o piloto e o copiloto da aeronave.

NETO DE ARRAES

Campos morre num 13 de agosto, mesmo dia em que o avô, Miguel Arraes, faleceu em 2005, aos 88 anos. Perseguido pela ditadura militar, que o afastou do governo de Pernambuco após o golpe de 1964, Arraes lançou o neto na política na década de 1980.

O avião caiu sobre um prédio na rua Vahia de Abreu, no bairro do Boqueirão, região central de Santos. Sete pessoas que não estavam a bordo ficaram feridas e foram encaminhadas para um hospital da região.

Marina Silva também embarcaria com o companheiro de chapa. Segundo aliados, ela mudou a rota na última hora e decidiu pegar um voo de carreira com assessores. Ela recebeu a notícia em São Paulo e seguiu para Santos com assessores.

Eduardo Campos deixa a mulher, a economista Renata Campos, e cinco filhos: Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu no começo de 2014.

Ele era filho de Ana Arraes, ministra do TCU (Tribunal de Contas da União), e do escritor Maximiano Campos (1941-1998).


Endereço da página:

Links no texto: