Folha de S. Paulo


É impossível identificar quem alterou perfis na Wikipedia, diz Planalto

A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta sexta-feira (8) que é "tecnicamente impossível" identificar os responsáveis pelas modificações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista de "O Globo", e de Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, na Wikipédia, porque não há mais registros dos acessos feitos em maio do ano passado.

Em nota, o governo afirmou que o caso é "lamentável" e que é "absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão".

Reportagem de "O Globo" desta sexta-feira (8), mostra que o endereço de IP 200.181.15.10, da Presidência, realizou mudanças nos textos em maio de 2013 com o objetivo de criticá-los. Alterações em páginas de políticos também foram feitas no período.

O IP foi usado para associar Míriam Leitão ao banqueiro Daniel Dantas, afirmando que a colunista teria feito "a mais corajosa e apaixonada defesa" dele, e para desqualificar suas análises econômicas.

Já em relação a Carlos Alberto Sardenberg, a rede do governo incluiu comentários para atacar o jornalista pelo fato de ele ser irmão do diretor da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), Rubens Sardenberg. "A relação familiar denota um conflito de interesse em sua posição como colunista econômico", escreveram.

Segundo a assessoria, como a rede de internet utilizada também funciona para a rede wi-fi, "qualquer pessoa, mesmo que estivesse em visita ao Palácio do Planalto, poderia, em tese, ter realizado as alterações". No entanto, na época das modificações não existia uma rede liberada para visitantes, o que só foi criado a partir da Copa do Mundo, em junho e julho deste ano.

A rede utilizada na época exigia que cada pessoa que quisesse usar conexão sem fio tinha que alterar as configurações de rede do computador e pedir uma senha específica.

Até julho deste ano, os conteúdos acessados a partir da rede interna eram arquivados por no máximo seis meses. "Diante disso, não é possível identificar as máquinas utilizadas para estas alterações", afirma a nota.

A assessoria informa que em julho deste ano um novo software foi instalado e triplicou a memória do servidor do Palácio do Planalto para possibilitar o arquivamento por mais tempo de todas as operações realizadas pelos maios de 3,7 mil computadores vinculados à Presidência.

Ao fim da nota, o governo diz que sempre "se pautou por uma relação respeitosa com a imprensa". " A liberdade de imprensa é um dos pilares da nossa democracia", afirma nota.

Leia a íntegra da nota:

Sobre a reportagem de hoje de O Globo, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informa:

É lamentável que o endereço IP do Palácio do Planalto tenha sido usado para modificar os perfis do Wikipédia dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.

A liberdade de expressão na internet é um direito de todos. Mas é absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão.

Após consulta à Secretaria de Administração da Presidência, constatou-se que é tecnicamente impossível identificar os responsáveis pelas modificações nos perfis dos jornalistas. Isso porque os conteúdos da rede de internet de computadores do Palácio do Planalto, até julho deste ano, eram arquivados por no máximo seis meses. As alterações nos perfis dos jornalistas, citadas pela reportagem de O Globo, foram feitas em maio de 2013. Diante disso, não é possível identificar as máquinas utilizadas para estas alterações.

Informamos que, desde julho deste ano, um novo software foi instalado e triplicou a memória do servidor do Palácio do Planalto, o que permite arquivar por mais tempo todas as operações dos mais de 3,7 mil computadores vinculados à Presidência.

Outro dado técnico que dificulta a identificação de quem fez as modificações na Wikipédia é o fato de elas terem sido realizadas por um número de rede de internet do Palácio que também funciona para a rede wifi. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo que estivesse em visita ao Palácio do Planalto, poderia, em tese, ter realizado as alterações.

Ressaltamos que este governo sempre se pautou por uma relação respeitosa com a imprensa. A liberdade de imprensa é um dos pilares da nossa democracia.


Endereço da página:

Links no texto: