Folha de S. Paulo


Pesquisa Ibope mostra poucas mudanças na corrida presidencial

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Jornal Nacional, na TV Globo, mostra a presidente Dilma Rousseff como líder da corrida presidencial com 38% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 23%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem 9%.

Pastor Everaldo (PSC) aparece em quarto com 3%, Luciano Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1%. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos. Segundo o Ibope, 13% votariam branco ou nulo se a disputa fosse hoje. Outros 11% declararam não saber em quem votar.

Em relação a pesquisa anterior do Ibope, a corrida presidencial permanece estável e segue indefinido se haverá ou não segundo turno.

Dilma também lidera as simulações em um eventual segundo turno feitas pelo Ibope. Contra Aécio, venceria por 42% a 36%. Contra Campos, por 44% a 32%.

Com 2.506 entrevistas entre domingo e quarta-feira, o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00308/2014.

DATAFOLHA

Na pesquisa Datafolha finalizada no último dia 16 de julho, Dilma aparecia com 36% no primeiro turno; Aécio tinha 20%; Campos, 8%.

A petista também liderava as simulações de segundo turno. Mas, considerando a margem de erro de dois pontos, aparecia em situação de empate técnico com Aécio (44% a 40%). Contra Campos, o resultado do Datafolha foi 45% a 38%.

O Ibope também investigou como a população avalia o governo Dilma e sua maneira de administrar o país. Segundo o instituto, 32% julgam o governo como bom ou ótimo. Para 35%, é regular. Outros 31% o classificam como ruim ou péssimo.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: