Folha de S. Paulo


TRE da Paraíba confirma aliança entre PT e PSB

Em votação apertada, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba confirmou a aliança estadual do PT com o PSB, do governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho.

A coligação havia sido questionada pelo diretório nacional do PT e pela campanha do senador e candidato ao governo da Paraíba, Vital do Rêgo Filho (PMDB).

O PT nacional argumenta que uma resolução da direção nacional determinava coligação com o candidato peemedebista, o que não foi cumprido pela convenção estadual.

O partido acabou sendo registrado nas duas coligações: na de Vital do Rêgo Filho (PMDB), sem nome na chapa majoritária, e na de Ricardo Coutinho (PSB), com Lucélio Cartaxo (PT) como candidato ao Senado.

Na prática, o PT nacional pretendia garantir um palanque exclusivo para a presidente Dilma Rousseff. Com a aliança local com o PSB, a petista terá que dividir o palanque no Estado com um de seus adversários na campanha presidencial, Eduardo Campos (PSB).

A decisão em favor da aliança com o PSB ocorreu nesta segunda-feira (4), por quatro votos a três. O presidente da corte, Saulo Benevides, deu o voto de desempate, acompanhando o relator, João Alves da Silva, e o parecer do Ministério Público Eleitoral.

Um dos argumentos do presidente foi o de que não foram cumpridos todos os procedimentos legais, como direito de defesa, para anular a decisão da convenção estadual, que decidiu pela coligação com o PSB.

O advogado da campanha de Coutinho, Rodrigo Farias, comemorou a decisão. "Foram observadas todas as normas e diretrizes do partido para se firmar essa coligação, desde avisar a direção nacional até assegurar uma vaga na chapa majoritária", disse.

O advogado da coligação peemedebista, Carlos Fábio Ismael, afirma que irá recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A direção nacional do PT não quis comentar a decisão.


Endereço da página: