Folha de S. Paulo


Governo afasta servidores que usaram lancha oficial para passeio

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) determinou o afastamento temporário de três servidores que foram flagrados usando uma lancha do governo, que deveria servir para fiscalizar a costa brasileira, durante um passeio de família.

Em nota divulgada neste sábado, o instituto afirma que abriu investigação para apurar se houve uso irregular da embarcação. Durante a investigação, que será concluída em até 15 dias, segundo o instituto, os servidores envolvidos ficarão afastados.

Tania Campelo/Folhapress
Servidores federais em lancha da Patrulha Ambiental, do Ministério da Pesca, no arquipélago dos Abrolhos, na Bahia
Servidores federais em lancha da Patrulha Ambiental, do Ministério da Pesca, no arquipélago dos Abrolhos, na Bahia

De acordo com a assessoria do instituto, serão afastados o coordenador regional do ICMBio em Porto Seguro, Apoena Figueirôa; o coordenador regional substituto, Amarílio Coutinho Fernandes; e Cláudia Rios, chefe da Reserva Extrativista do Cassurubá, também administrada pelo ICMBio.

Conforme mostra reportagem da Folha deste sábado (2), um casal em trajes de banho, uma criança e dois homens com camisetas do ICMBio foram fotografados usando a lancha oficial no último domingo (27) no arquipélago dos Abrolhos, no sul da Bahia.

SERVIDORES

De acordo com o coordenador regional do ICMBio em Porto Seguro, Apoena Figueirôa, o casal que aparece em trajes de banho na foto é o coordenador regional substituto, Amarílio Coutinho Fernandes, e a mulher dele, Ana Maria Canut Cunha, funcionária do Ibama.

As fotos mostram também uma criança, que seria filho de Fernandes, e dois funcionários terceirizados que operam a lancha.

Figueirôa disse que, apesar de não aparecer na foto, ele integrava o grupo junto com sua mulher, Cláudia Márcia Almeida Rios. Ela é chefe da Reserva Extrativista do Cassurubá, também administrada pelo ICMBio.

O coordenador regional confirmou que alguns integrantes do grupo nadaram e mergulharam naquela região no domingo, mas negou que estiveram no arquipélago para lazer.

A lancha pertence ao Ministério da Pesca e Aquicultura e foi cedida ao ICMBio em 2010 para fiscalizar a região. Ela é a única embarcação disponível para fiscalizar a pesca ilegal em mais de 380 mil hectares. Sua cobertura inclui o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

O Ibama informou, por meio de sua assessoria, que vai solicitar informações sobre as atividades de Ana Maria Canut Cunha e aguardar a investigação iniciada pelo ICMBio.

O objetivo do pedido de informações é verificar se houve irregularidades no exercício da função da servidora no dia em que foi feito o flagrante no arquipélago de Abrolhos.

Leia abaixo a íntegra da nota do ICMBio:

NOTA PARA A IMPRENSA

Em relação à denúncia de uso indevido da embarcação de fiscalização, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que tão logo a presidência foi informada da denúncia, solicitou esclarecimentos da Coordenação Regional e imediatamente abriu os procedimentos administrativos apuratórios, que serão concluídos em até 15 dias. Para permitir a completa apuração dos acontecimentos, os servidores envolvidos serão afastados das suas funções.

Roberto Ricardo Vizentin
Presidente do ICMBio


Endereço da página:

Links no texto: