Folha de S. Paulo


CPI da Petrobras teve questões combinadas, diz revista

Representantes da Petrobras receberam com antecedência o "gabarito" com perguntas e respostas às questões que lhes seriam feitas na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada no Senado para apurar irregularidades na estatal, segundo reportagem publicada na revista "Veja" desta semana.

De acordo com a publicação, a presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró tiveram acesso antecipado às perguntas e foram treinados pela equipe da empresa sobre como respondê-las.

A revista baseia a informação em um vídeo que flagra uma conversa entre José Eduardo Barrocas, chefe do escritório da Petrobras em Brasília, e Bruno Ferreira, advogado da estatal.

No diálogo, registrado com uma câmera escondida numa caneta por um terceiro personagem, não identificado, os dois dão detalhes do acerto. Segundo a conversa, o senador José Pimentel (PT-CE), relator da CPI, repassou o "gabarito" a Graça Foster, usando como intermediário José Eduardo Dutra, diretor corporativo e de serviços da estatal e ex-presidente da empresa.

No vídeo, Barrocas diz ainda que parte das perguntas que compunham o roteiro a ser executado na comissão foi formulada pelo assessor da Secretaria de Relações Institucionais, Paulo Argenta.

PASADENA

Um dos objetivos da comissão é investigar irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA -operação aprovada quando a então ministra Dilma Rousseff comandava o Conselho de Administração da Petrobras.

Dilma desencadeou uma crise política ao afirmar que votou pela compra com base num relatório "falho", que omitia dados importantes sobre o contrato. O relatório foi feito pelo ex-diretor Cerveró.

A CPI foi criada em 14 de maio no Senado e é composta exclusivamente por congressistas alinhados ao Palácio do Planalto. Em um boicote à comissão, a oposição não indicou parlamentares.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico da campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB), afirmou que a coligação apresentará nesta segunda (4) representações no Ministério Público, no Conselho de Ética do Senado e nos departamentos disciplinares da Secretaria de Relações Institucionais e da Petrobras.

Mendonça Filho, líder do DEM na Câmara, disse que irá pedir a anulação dos depoimentos de Foster e Gabrielli à CPI e a reconvocação dos dois. Afirmou ainda que solicitará a convocação de Argenta e do ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

Questionada sobre a participação de Argenta na formulação das questões, a assessoria da Presidência da República disse que não irá comentar a respeito. A Petrobras não respondeu os questionamentos da Folha até a noite deste sábado (2).

O senador Pimentel e os demais integrantes da CPI não responderam os questionamentos feitos pela reportagem.


Endereço da página: