Folha de S. Paulo


Barreira de jovens da Universal faz segurança do Templo de Salomão

Centenas de membros da Força Jovem Universal –entidade da Igreja Universal que promove atividades culturais para jovens– foram dispostos nos arredores do Templo de Salomão na noite desta quinta-feira (31) para dar "segurança", "orientação" e "informação" aos transeuntes, curiosos e fiéis que passam pelo local.

Uniformizados e dispostos ao longo das calçadas nos arredores do templo, eles foram orientados a não informar a razão de estarem no local. Questionados, dizem que vieram "prestigiar" o templo e que fazem apenas "uma corrente de oração".

Na prática, eles impedem a entrada de não-convidados no templo, ajudam a ordenar a passagem de pedestres e até organizam o tráfego de pessoas no local.

Uma das coordenadoras dos grupos de fiéis que estão no local, Neuza Bonfim, afirma que, entre o grupo de jovens e outros "evangelistas", há cerca de 10 mil colaboradores da Universal nas ruas próximas ao templo.

O Templo de Salomão, localizado no Brás, zona leste de São Paulo, é inaugurado na noite desta quinta, em cerimônia para convidados com presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Geraldo Alckmin. Maior templo evangélico do Brasil, a obra custou R$ 680 milhões, segundo a Universal.

Um grupo de ativistas LGBT marcou protesto para a tarde desta quinta, mas não compareceu ao local. Segundo a PM, não houve registros de tumultos até as 19h desta quinta.

SEGURANÇA E TRÂNSITO

A PM dispôs de equipes da Força Tática, da Rocam (Ronda com Motocicletas) e de agentes de trânsito para fazer a segurança do entorno do templo na noite da inauguração. Eles não informaram quantos membros da corporação estão no local.

A Guarda Civil Metropolitana instalou dois postos móveis e pôs cinco ciclistas e quatro viaturas para rondar os quarteirões próximos ao templo.

A inauguração causa lentidão em trecho da avenida Celso Garcia –importante ligação para a zona leste da capital–, em frente ao templo.


Endereço da página: