Folha de S. Paulo


Aécio nega Joaquim Barbosa em eventual ministério e elogia ex-STF

O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, afirmou nesta quinta-feira (31) que o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa vai para a aposentadoria como um ministro "exemplar".

A declaração do tucano se deu após ele ser questionado sobre comentários que circulam em redes sociais dando conta de que ele teria convidado Barbosa, cuja aposentadoria foi publicada hoje, para ser seu ministro da Justiça, caso vença a eleição.

Aécio negou o rumor, disse ter "respeito enorme" por Barbosa e afirmou que eles não têm se falado ultimamente. Seguiram-se, então, os elogios.

"Ele é um homem que honrou imensamente o Judiciário e a democracia brasileira. Hoje sai a sua aposentadoria. Então quero aqui de público reconhecer o papel extremamente importante, exemplar, que teve o ministro Joaquim Barbosa. A Justiça brasileira e a democracia devem muito aos seus exemplos", completou o tucano, que inaugurou comitê de campanha em Belo Horizonte.

Barbosa foi o relator da ação penal 470, que denunciou e puniu os envolvidos no esquema do mensalão do PT. Sua conduta no caso sempre foi elogiada pela oposição e criticada pelo PT.


Endereço da página: