Folha de S. Paulo


'Quem sabe o racionamento vai sair do armário', provoca Padilha

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, provocou nesta terça-feira (29) o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, e cobrou que o tucano tire do armário o racionamento de água que o Estado enfrenta pela crise do abastecimento do Sistema Cantareira.

"Nós fomos a candidatura que mostrou pela primeira vez a irresponsabilidade do governo do Estado de São Paulo de não ter feito nenhuma das obras que estavam listadas há dez anos e colocar São Paulo numa situação de risco real de falta d'água", disse o petista durante caminhada com correligionários em Mauá.

"Sexta-feira passada eu estava em Campinas e desde dezembro Campinas não tem água. Em Guarulhos, desde fevereiro. Existe um racionamento na prática acontecendo. Ele só não é assumido. Quem sabe o racionamento vai sair do armário. Vai sair do volume morto e vai aparecer", alfinetou o petista.

Nesta segunda (28), o MPF (Ministério Público Federal) recomendou que o governo estadual e a Sabesp apresentem projetos para a implementação imediata do racionamento de água nas regiões atendidas pelo sistema Cantareira. O órgão afirmou, em nota, que não descarta a adoção de medidas judiciais caso o governo não atenda a recomendação.

De acordo com o Ministério Público Federal, há estudos que apontam a possibilidade de o sistema secar totalmente em menos de 100 dias. Por conta disso, foi dado ao governo estadual e à Sabesp um prazo de dez dias para que informem as medidas que estão sendo tomadas para evitar o colapso do sistema.

A Sabesp afirmou, em nota, que "discorda frontalmente da imposição de um racionamento". A companhia disse que isso penalizariam a população, e que as medidas tomadas até agora garantirão o abastecimento da região até a chegada da estação de chuvas.

As medidas apontadas pela Sabesp são: a transferência de vazões dos sistemas Alto Tietê, Rio Grande e Guarapiranga para atender áreas do Cantareira, o uso da reserva técnica -"volume morto"- e o bônus dado a clientes que reduzem o consumo de água.

Meteorologistas apontam que a área que abastece os reservatórios do sistema Cantareira só deve receber chuvas após o dia 20 de agosto.


Endereço da página: