Folha de S. Paulo


Pimentel omite Dilma e Lula no jingle oficial de campanha

Líder nas últimas pesquisas de intenção de voto em Minas Gerais, o candidato ao governo do PT, Fernando Pimentel, ignorou em seu jingle de campanha o ex-presidente Lula e a sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.

A omissão irritou petistas ligados à presidente, que veem na estratégia uma tentativa de se descolar da candidata em uma região onde Aécio Neves (PSDB) tem vantagem sobre a petista. Na avaliação de assessores da campanha dilmista, é uma tentativa de um "Pimentécio" velado.

A música, que repete o refrão "sou mineiro, brasileiro com amor, sou Pimentel, ele é meu governador", diz que ele foi um "grande ministro", sem citar de qual governo nem de que pasta.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Pimentel foi nomeado por Dilma como titular do Ministério do Desenvolvimento e Indústria assim que ela se elegeu, em 2011, e deixou o cargo no começo deste ano para disputar a eleição. Amigo desde a adolescência da presidente, ele era um dos ministros mais próximos da petista.

Outros candidatos petistas como Gleisi Hoffmann (PR), Rui Costa (BA), Wellington Dias (PI) e Alexandre Padilha (SP) citam Dilma e Lula em seus jingles.

No caso do candidato ao Piauí, por exemplo, "Dilma presidente e Lula junto com a gente" é repetido por quatro vezes. No jingle de Gleisi, que foi ministra da Casa Civil, a música diz que "com Lula e Dilma o Brasil mudou" e a de Padilha diz que o candidato é "de Lula e Dilma". O material do candidato na Bahia diz "Com Rui governador e Dilma presidente".

Petistas ouvidos pela reportagem lembram que a "infidelidade eleitoral" ocorreu em outras eleições em Minas Gerais. Em 2002 e 2006, Aécio encampou o "lulécio", aliança informal com o ex-presidente, e deixou de lado o apoio aos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente.

Antes da eleição de Dilma em 2010, Pimentel e Aécio eram próximos. Em 2008, à revelia de Lula, o ex-ministro fechou um acordo com o tucano para apoiarem a candidatura de Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura da capital mineira. A decisão rachou o PT à época, que via em Lacerda um "aecista" em potencial.

OUTRO LADO

Procurada, a assessoria de Pimentel não informa porque a dupla não está citada no jingle, mas disse à Folha que a campanha do candidato faz a defesa dos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, de quem foi ministro.

"Em entrevistas e discursos, Pimentel sempre ressalta a importância e os resultados expressivos dos mais importantes programas lançados nos últimos 12 anos, como os PACs 1 e 2, o Minha Casa Minha Vida, o Prouni, o Pronatec, o Mais Médicos, entre tantas outras ações."

Como exemplo de "proximidade" entre Dilma e Pimentel, a assessoria afirma ainda que o comitê central de Pimentel e o da presidente em Minas serão inaugurados na próxima semana, no mesmo endereço, além de ter enviado um banner que diz ser a peça principal do comitê de Dilma e Pimentel em Belo Horizonte.

No banner tem a foto de Pimentel com Dilma.


Endereço da página:

Links no texto: