Folha de S. Paulo


Protesto em SP pede libertação de manifestantes presos durante a Copa

Um grupo de manifestantes pede nesta segunda-feira (21), em São Paulo, a libertação das pessoas presas pelas polícias do Rio de de São Paulo durante a Copa com Mundo.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 80 pessoas participam do protesto chamado "Ditadura não - liberdade aos presos políticos - soltem os presos da Copa".

A manifestação começou em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo) com cerca de 20 pessoas, ainda segundo a PM. Às 19h35 os manifestantes estavam altura da rua Augusta e ocupavam duas faixas no sentido Paraíso.

PRESOS

No Rio de Janeiro, 21 pessoas denunciadas pelo Ministério Público tiveram a prisão preventiva decretada e estão sendo procurados pela polícia. O grupo é acusado de praticar atos violentos em protestos. Três dos denunciados já estavam detidos desde a véspera da final da Copa.

A advogada e ativista de direitos humanos Eloísa Samy, 45, incluída na denúncia, chegou a pedir asilo no consulado do Uruguai.

As pessoas denunciadas no Rio tiveram seus mandados de prisão emitidos para uma operação da Polícia Civil do Rio, realizada na véspera da final da Copa do Mundo. Alguns haviam sido presos e conseguido habeas corpus para deixar a prisão.

Em São Paulo o estudante e servidor da USP Fábio Hideki Harano, 26, e o professor Rafael Marques Lusvarghi, 29, estão presos desde o dia 23 de junho. Eles participavam de um protesto região central de São Paulo contra a realização da Copa do Mundo. Na ocasião, houve atos de vandalismo: uma concessionária da Mercedes-Benz na marginal Pinheiros teve carros depredados.


Endereço da página:

Links no texto: