Folha de S. Paulo


Doze ativistas presos na véspera da final da Copa são libertados no Rio

Doze ativistas presos na véspera da final da Copa do Mundo foram soltos no início da madrugada desta quinta-feira (17) do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio.

Os 12 tiveram o pedido de habeas corpus deferido pelo desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal. Segundo Darlan, "não havia elementos para mantê-los presos".

No total, 19 manifestantes foram detidos no último sábado (12) por policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, que investigam os ativistas desde setembro do ano passado. O juiz da 27ª Vara Criminal, Flávio Itabaiana, havia emitido pedido de prisão temporária por cinco dias para 26 pessoas, mas 7 estão foragidos.

A decisão foi tomada com base nas investigações da polícia que apontavam indícios de formação de quadrilha armada pelo grupo e de que eles planejavam atos violentos na manifestação marcada para o dia da final do torneio.

Entre os ativistas liberados pela Justiça está a jornalista Joseane Araújo de Freitas.De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária os outros manifestantes liberados são: Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Rafael Rêgo Barros Caruso, Filipe Proença de Carvalho Moraes, Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Brandão Maia, Bruno de Souza Vieira Machado, Gabriel da Silva Marinho, Gerusa Lopes Diniz, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, Eloysa Samy Santiago, Rebeca e Martins de Souza.

Na tarde de quarta, dois menores que haviam sido apreendidos na operação do último sábado participaram de audiências na 1ª Vara da Infância e da Juventude e tiveram sua prisão relaxada. Eles serão liberados nos próximos dias. A informação foi confirmada à Folha no início da noite de ontem pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Simone Marinho/Agência O Globo
A ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, permanece detida
A ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, permanece detida

SININHO

Entre os cinco manifestantes que continuam detidos está Elisa Quadros, conhecida como Sininho. Além dela estão presos: Camila Jourdan, coordenadora da pós-graduação em filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Igor Pereira D'Icarahy, que participou da ocupação da Câmara Municipal do Rio, em agosto passado, Tiago Teixeira Neves da Rocha e sua namorada, Eduarda Oliveira Castro de Souza.

A decisão de estender a prisão deles foi tomada pelo juiz Flávio Itabaiana, o mesmo que havia expedido os mandados de prisão. Eles permanecem presos porque o juiz entendeu que a polícia apresentou provas contra eles.

As defesas dos manifestantes que não tiveram habeas corpus concedido já protocolaram seus pedidos de liberdade. Eles também serão apreciados pelo desembargador Siro Darlan. Segundo a Polícia Civil, Camila Jourdan e Igor D'Icarahy teriam sido encontrados com uma bomba caseira e gasolina no local onde foram presos.


Endereço da página:

Links no texto: