Folha de S. Paulo


BH prepara reforços no trânsito para jogo após queda de viaduto

Nesta terça-feira (8), quando Brasil e Alemanha se enfrentam no Mineirão, a BHTrans, empresa que controla o tráfego em Belo Horizonte, vai ampliar o número de agentes nas ruas, em especial na região da avenida Pedro 1º, interditada pelo desabamento de um viaduto na quinta-feira (3).

A avenida é uma das principais vias de acesso para quem chega do aeroporto de Confins com destino ao Mineirão.

Segundo o órgão, será feito, ainda, reforço de sinalização, com faixas indicando os itinerários. O transporte coletivo será priorizado, assim como caminhos alternativos, pelas avenidas Cristiano Machado e Portugal.

Haverá também reforço da equipe de voluntários do programa "Posso Ajudar" nos pontos dos terminais, principalmente na Savassi, e nas rotas de pedestres (Fan Walk) no entorno do Mineirão.

As principais opções de transporte coletivo para quem vai para o estádio são os ônibus dos Terminais Copa, do Move e das linhas regulares.

De acordo com a BHTrans, os cinco terminais espalhados pela cidade estão preparados para transportar o grande número de torcedores esperados para a partida. Os terminais ficam na Savassi, no centro, no Minas Shopping, na Expominas e em Confins.

O serviço especial Move, operado pela linha 50, terá reforço para a partida desta terça-feira. A linha Move 5106 (Bandeirantes/BHShopping), que tem atendido a um grande volume de torcedores com destino à Savassi, também será reforçada.

Os motoristas dos ônibus já estão orientados a seguir os desvios propostos, no caso daqueles que partem da região norte da cidade e do aeroporto de Confins.

Em nota, a BHTrans recomenda que os torcedores consultem o Guia de Mobilidade para a Copa 2014 no portal da empresa http://www.bhtrans.pbh.gov.br, em português, inglês e em espanhol.

DESTROÇOS

Em entrevista concedida no local do desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes, na tarde desta segunda (7), o coordenador da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, afirmou que não pode garantir a abertura da avenida Pedro 1º, bloqueada pelos destroços, a tempo da partida entre Brasil e Alemanha.

"Além de retirar os destroços, é preciso fazer análise dos pavimentos e os eventuais reparos necessários", afirmou. "Toda a liberação da área está condicionada a questões de segurança e de preservação da área de perícia policial", completou.

A operação de demolição e retirada dos destroços continua avançando rápido, segundo a assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte.

Todo um aparato de segurança foi montado para evitar acidentes secundários. "É uma operação de risco, é uma operação delicada. Por isso a amplitude do isolamento, a necessidade de fiscalização rigorosíssima de segurança de trabalho", disse o coordenador da Defesa Civil.

A previsão para término do trabalho, segundo o coronel Alexandre Lucas, é de 48 horas a partir do início do trabalho, na manhã desta segunda (7). "Nós acreditamos que, se nada acontecer, nós vamos conseguir cumprir essa meta", disse.

DESVIOS

Confira os principais desvios no trânsito programados para o jogo do Brasil na capital mineira.

Os veículos particulares serão desviados pela avenida Cristiano Machado, como abaixo indicado:

Sentido bairro/centro (Vetor Norte/Mineirão): MG-010, avenida Cristiano Machado, rua das Gaivotas, avenida Dr. Cristiano Guimarães, avenida Portugal, avenida Pedro 1º...

Sentido centro / bairro (Mineirão/Vetor Norte): avenida Antônio Carlos, avenida Pedro 1º, avenida Portugal, avenida Dr. Cristiano Guimarães, avenida Pedro 1º...

Veículos credenciados para acesso ao Mineirão e táxis com passageiros poderão seguir da MG-010 para a avenida Pedro 1º, onde será implantado um posto de verificação veicular (PVV). Apenas esses veículos poderão seguir o desvio seguinte:

Sentido aeroporto / Mineirão: MG-010, avenida Pedro 1º, rua Eugênio Volpini, rua Dr. Álvaro Camargos, rua São Pedro do Avaí, avenida Pedro 1º,...

Sentido Mineirão / aeroporto: avenida Pedro 1º, rua João Samaha, rua Dr. Álvaro Camargos, rua Eugênio Volpini, rua Dr. Américo Gasparini, avenida Pedro 1º,...

*Linhas regulares de ônibus:

As linhas troncais diretas oriundas das estações Vilarinho e Venda Nova e que passam pela avenida Pedro 1º estão desviadas para a avenida Cristiano Machado.

Já as linhas paradoras das duas estações que passam pela avenida Pedro 1º serão desviadas para vias internas da região. Os trajetos são: centro/bairro: avenida Pedro 1º, avenida Portugal, avenida Dr. Cristiano Guimarães, avenida Pedro 1º...

E no sentido bairro / centro: avenida Pedro 1º, avenida Vilarinho, avenida Dr. Álvaro Camargos, rua São Pedro do Avaí, avenida Pedro 1º...


Endereço da página:

Links no texto: