Folha de S. Paulo


Começa demolição parcial de viaduto que desabou em Belo Horizonte

A demolição parcial do viaduto que desabou em Belo Horizonte na semana passada começou na manhã desta segunda-feira (7). O acidente causou a morte de duas pessoas e o ferimento de outras 23.

Desde o começo da manhã, as equipes da prefeitura (Defesa Civil incluída), perícia da Polícia Civil e representantes da construtora Cowan, responsável pela obra, estão no local.

A demolição parcial foi autorizada depois de ter sido embargada no final de semana pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O mesmo desembargador, Adilson Lamounier, que mandou suspender os trabalhos, foi quem reverteu a situação a favor da demolição na madrugada de domingo (6) para segunda. Desde sábado, o maquinário estava pronto e posicionado no local para realizar o trabalho.

Nesta segunda, por volta das 8h40, uma vistoria foi feita para avaliar as necessidades de segurança e foi constatada a necessidade de aumentar a área de isolamento para evitar que destroços atinjam pedestres.

Uma área do viaduto onde será realizada perícia pela Polícia Civil vai ser preservada e isolada com tapumes e cadeados.

A demolição não deve ser concluída até o jogo desta terça-feira (8), entre Brasil e Alemanha, no Mineirão, às 17h.

Por volta das 15h30, a assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que os trabalhos já tinham avançado e os três rompedores hidráulicos utilizados na operação já tinham quebrado boa parte do concreto.

Os destroços estão sendo retirados e posicionados na lateral da área isolada. O transporte dos destroços ficará a cargo da construtora Cowan, que não informou para onde eles serão levados.

Há 110 profissionais envolvidos na demolição, entre técnicos contratados pela construtora, agentes da Defesa Civil, da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da perícia da Polícia Civil.

A expectativa é que os trabalhos terminem ainda hoje. O expediente para o procedimento vai até as 22h, segundo acordo feito com os moradores do entorno. Se até esse horário a operação não for finalizada, a equipe recomeçará os trabalhos às 8h de terça-feira (8).

Ainda de acordo com a prefeitura, não é possível dizer se avenida Pedro 1º vai ser liberada assim que for concluído o trabalho de demolição e remoção dos destroços. Já o coordenador da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, considera possível liberar o tráfego na via na quarta-feira.

Mesmo quando o trânsito for liberado, uma área próxima às vigas permanecerá isolada para que a Polícia Civil possa realizar trabalhos adicionais de perícia.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: