Folha de S. Paulo


Imagem da corte foi arranhada na gestão de Barbosa, diz Marco Aurélio

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta terça-feira (1º) que a imagem da corte foi arranhada durante a gestão de Joaquim Barbosa.

Para Mello, "há um resgate da liturgia que precisa ser observado". "As instituições crescem quando nós proclamamos valores, observamos a necessidade de manter o alto nível", afirmou o ministro após o término da última sessão do STF antes do recesso do judiciário.

Segundo ele, "o grande público acompanhou os trabalhos do tribunal". "[...] Precisamos voltar ao padrão anterior, que não é só da Fifa. Deve ser também das instituições brasileiras. Esse padrão ficou arranhado na última gestão".

Roberto Jayme-12.set.2013/UOL
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello

Barbosa participou de sua última sessão no STF nesta manhã. Ele anunciou há um mês sua aposentadoria do Supremo, onde poderia permanecer até 2024, quando completará 70 anos –idade em que os ministros são obrigados a deixar o cargo. Ao se aposentar, Barbosa vai receber o salário integral de R$ 29,4 mil, segundo assessores.

Mello também criticou a aposentadoria precoce de Barbosa. "Ele poderia realmente demonstrar um apego maior ao oficio permanecendo mais tempo no tribunal e até mesmo completando o biênio [como presidente]", disse. "Eu acho que quebra a ordem natural das coisas. Eu não me lembro de outro presidente ter renunciado a própria presidência", afirmou Mello.

Todavia, o ministro reconheceu que Barbosa entra para a história como o relator do processo do mensalão do PT. "Mas a ação penal não foi julgada apenas pelo ministro Barbosa", disse.

FUX

O ministro Luiz Fux foi outro magistrado da Corte que comentou a saída de Barbosa. "O ministro Joaquim fez muito pela magistratura, guardando três características muito importantes que se exige: a nobreza de caráter, sua elevação moral e sua independência olímpica", afirmou. " [Digo] isso não apenas como ministro que fui presidido por ele como alguém que tem um apreço pessoal por ele".

HISTÓRICO

Primeiro negro a assumir a presidência do STF, Barbosa, 59, Barbosa foi figura central do julgamento do mensalão, o mais rumoroso da história da corte. Apontado relator do processo em 2006, foi responsável por conduzir o julgamento a partir de 2012, quando assumiu a presidência do STF.

O julgamento terminou com 24 pessoas condenadas –19 presas– por envolvimento num esquema que distribuiu milhões a partidos políticos que apoiaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro mandato.

O caso foi concluído pelo STF em 2012, mas algumas condenações foram revistas neste ano, após a entrada de novos ministros na corte.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: