Folha de S. Paulo


Em seu retorno à política, Tasso ataca PT e irmãos Cid e Ciro Gomes

Aos gritos de "o Galeguinho voltou", o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, 65, teve a sua candidatura ao Senado oficializada nesta segunda-feira (30) em convenção do PSDB estadual. Em discurso, o tucano atacou o PT e os irmãos Ciro e Cid Gomes (Pros).

"Tinha em mente que aquela seria minha última eleição [em 2010] e que depois me afastaria da política. Mas voltei em nome de um projeto maior. Porque tenho a consciência da ameaça que o atual governo [do PT] representa para o Brasil", disse o tucano, que prosseguiu seu ataque aos petistas.

"É um partido que quer se confundir com o governo, como se fosse um Stalin e um Hitler da vida. Quer dominar tudo como se fosse um totalitarismo, representando uma ameaça para a imprensa e a sociedade. Voltei para apoiar a candidatura nacional de Aécio Neves", disse.

Tasso fará parte da chapa de oposição encabeçada pelo peemedebista Eunício Oliveira, em um arco de alianças formado ainda por DEM e PR. O tucano foi escolhido para a vaga no Senado com todos os votos dos 149 delegados tucanos presentes.

Pela situação, o governador Cid Gomes (Pros) indicou o nome do deputado estadual Camilo Santana (PT) para sucedê-lo.

Desde 2010, quando perdeu as eleições justamente para o Senado, Tasso vinha se mantendo afastado da vida pública.

Nesta segunda-feira (30), em seu primeiro discurso público após quatro anos recluso, o ex-governador também criticou a gestão dos irmãos Cid e Ciro Gomes –que já foram seus aliados, mas hoje trata como desafetos.

"Quando fui governador pela primeira vez, em 1986, fui responsável pela ruptura com o modelo dos coronéis, que eram três e se alternavam no poder do Estado. Hoje vivemos um retrocesso a esse modelo, mas com o agravante que é apenas uma família [Gomes] que governa como se fosse uma oligarquia e amedronta quem pensa contrário a eles."

Tasso foi governador do Ceará por três mandatos (1987-1991, 1995-1999 e 1999-2002), além de senador em uma legislatura (2002-2010). Pela cor dos olhos e cabelos claros ficou conhecido entre o povo cearense como "galeguinho do zóio azul", apelido que virou jingle da sua primeira campanha para o governo do Estado, em 1986.

VOTA EM QUEM?

Tasso disse que vai se empenhar na campanha do presidenciável Aécio Neves ao Planalto.

"Sei que Eunício não gosta de ouvir isso, mas sei que ele tem gostado cada vez mais. Juntos vamos eleger o presidente Aécio Neves", disse Tasso, durante a convenção tucana.

No domingo (30), durante a convenção do PMDB, Eunício afirmou que continuaria votando em Dilma, em respeito a um pedido de Lula e Michel Temer.

Questionado sobre o assunto, Tasso respondeu que a aliança com o PMDB está selada. "Meu palanque é um palanque fechado. Aécio vem para o Ceará e vai ficar junto com Eunício nem que eu carregue os dois", disse.

Eunício não quis dar entrevista e não comentou o assunto.


Endereço da página: