Folha de S. Paulo


Cidades-sede deixam a Copa com ganho menor que o esperado

A Copa do Mundo passa de sua metade sem os grandes problemas anunciados, mas também sem os ganhos para quem planejava lucrar.

Esse é o balanço nas quatro cidades-sede que se despediram do torneio na semana passada e não receberão mais jogos do Mundial.

Curitiba, Manaus, Natal e Cuiabá comemoram a visibilidade alcançada e o "clima de Copa" da interação entre locais e turistas. Mas a corrente de recursos não veio.

"Foi o pior mês em 15 anos. Duas semanas praticamente sem passeio. Porque o torcedor veio ver o jogo, sair para beber e fazer festa", reclama Luciano Amaral, 48, o "Pepeu do Buggy", conhecido como "bugueiro da Fifa" após apresentar, em vídeo da entidade, as atrações de Natal.

O setor hoteleiro, força da economia local, também não fechou a conta, apesar do aporte de norte-americanos (22 mil), mexicanos (12 a 15 mil) e uruguaios (11 a 12 mil). "Queríamos 80% [de ocupação dos leitos] e chegamos a 70%", disse Habib Chalita, da associação de hotéis.

Cuiabá também ficou no prejuízo nesse setor. "Vieram muitos mochileiros com dinheiro contado. Dormiam em qualquer lugar ou pagavam só uma diária", disse Luiz Verdum, do sindicato de hotéis, bares e restaurantes.

Mas para uma cidade que aguardava o pior –a capital de Mato Grosso era um canteiro de obras a um mês do Mundial–, o sentimento é de alívio. Obras de última hora desafogaram o trânsito e não houve grandes problemas.

"Quem vive aqui sabe o que não foi feito, mas os turistas adoraram", disse o historiador Alfredo Menezes.

PREJUÍZO

Em Curitiba, o setor de serviços se saiu um pouco melhor –a ocupação de leitos ficou acima do previsto, bares elevaram o faturamento em 30%, e restaurantes, em 15%.

"O retorno de quem investiu vai demorar um pouco mais", disse Marcelo Pereira, da associação de bares e restaurantes do Estado. "Não foi ruim, mas poderia ter sido um pouco melhor."

Moradores de Manaus esperam atrair mais turistas após a "descoberta" da cidade por brasileiros e gringos. Na prática, contudo, poucos ramos da economia local comemoram os resultados dos quatro jogos na cidade.

Bares e restaurantes, por exemplo, calcularam uma queda de 10% no movimento em relação ao mesmo período do ano passado.

"A Copa só foi boa para pontos turísticos e lugares consagrados. Restaurantes trabalharam por três anos para se qualificar e tiveram queda nas vendas", lamenta Janete Fernandes, da associação do setor no Estado.

O tempo reduzido de permanência dos turistas foi uma das grandes queixas. A ocupação chegou a alcançar 93% nas partidas entre Itália x Inglaterra e EUA x Portugal –na sexta (27), era de 15%.


Endereço da página: