Folha de S. Paulo


Alckmin e Serra discordam sobre vaga a Kassab para o Senado

A poucos dias da convenção que definirá a chapa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à reeleição, o tucano recebeu seu antecessor no cargo, José Serra (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, para discutir quem terá a indicação do partido para a vaga ao Senado. A conversa entre os dois tucanos na noite desta quinta-feira (26) foi inconclusiva.

Em uma jogada para tentar trazer o apoio do PSD à sua reeleição, Alckmin fez um convite formal na última quarta-feira (25) para o ex-prefeito da capital paulista Gilberto Kassab (PSD) ser o candidato de sua chapa ao Senado.

Serra, no entanto, manifesta publicamente interesse no cargo desde maio. O ex-governador teria reafirmado sua disposição em concorrer ao Senado. Ele disse ainda que tentaria intermediar um acordo que mantivesse Kassab dentro do arco de aliados de Alckmin, mesmo sem que o PSD tenha a vaga do Senado.

Marlene Bergamo - 26.mai.2014/Folhapress
Alckmin e Serra conversam durante evento no Palácio dos Bandeirantes, em maio deste ano
Alckmin e Serra conversam durante evento no Palácio dos Bandeirantes, em maio deste ano

A hipótese é considerada improvável por aliados de Kassab, já que o ex-prefeito também tem ofertas para se aliar ao PMDB, que lançará Paulo Skaf contra Alckmin.

Alckmin prefere Kassab a Serra no posto porque a aliança com o PSD somaria cerca de 1min30 em sua propaganda eleitoral na TV. A posição do governador contra a candidatura de Serra tem sido duramente criticada no PSDB, inclusive pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem teve uma conversa ríspida na noite de quarta-feira (25).

A candidatura de Serra ao Senado é defendida pelo senador Aécio Neves, candidato dos tucanos à Presidência. Se Alckmin der a vaga a Kassab, ele terá em sua chapa um vice do PSB, sigla de Eduardo Campos, adversário de Aécio ao Planalto, e, no Senado, o PSD, que apóia a presidente Dilma Rousseff (PT) no plano nacional.


Endereço da página:

Links no texto: