Folha de S. Paulo


Com Tiririca, PR anuncia apoio a Alexandre Padilha em SP

Sem a definição de um vice a apenas quatro dias do prazo determinado pela Justiça Eleitoral, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, recebeu nesta quinta-feira (26) o apoio do PR.

Em troca da aliança, o partido anunciou que indicará ao posto de primeiro suplente na chapa de Eduardo Suplicy (PT) ao Senado o presidente estadual do PR, José Tadeu Candelária.

"O apoio é natural e eu tenho certeza que venceremos em São Paulo depois de tanto tempo de PSDB. Vamos quebrar o bico desses tucanos", defendeu o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), um dos principais articuladores do acordo.

O anúncio, realizado no diretório paulista da sigla, foi feito um dia depois da presidente Dilma Rousseff ter cedido ao pedido do PR e ter trocado o comando do Ministério dos Transportes, controlado pela sigla. A sigla cobrava a mudança do ministro para anunciar o apoio ao PT tanto na sucessão presidencial como na disputa estadual.

O apoio do PR, que chegou a negociar também um acordo com o PSDB, garante ao PT em São Paulo em torno de 1m18s na propaganda eleitoral gratuita. Com as alianças anunciadas até agora, o partido conta com cerca de 6m20s nos palanques eletrônicos.

"Nós estamos selando a maior aliança que o PT já teve em São Paulo. E é por isso que ela é vitoriosa, porque desta vez vamos ganhar", afirmou Padilha.

Raquel Cunha/Folhapress
Petista Alexandre Padilha recebe apoio do deputado federal Tiririca (PR-SP)
Petista Alexandre Padilha recebe apoio do deputado federal Tiririca (PR-SP)

'A PEDIDOS'

Um dos mais aplaudidos no evento, o deputado federal Tiririca (PR-SP) confirmou que disputará à reeleição neste ano e brincou que discursava "a pedidos".

"Eu fui muito criticado, mas estou fazendo um trabalho bacana, um trabalho bonito. Nós estamos juntos e, se Deus quiser, para mais uma vitória", afirmou "Nós estamos juntos Padilha. Pode contar com o nosso apoio", acrescentou.

O deputado federal, que foi o mais votado nas eleições de 2010, recebeu deferência no discurso do candidato do PT. De acordo com Padilha, a postura de Tirirca no Congresso Nacional "valorizou a política" no país.

"Muita gente, quando o Tiririca foi eleito, achou que estava fazendo um gesto para reduzir a importância da política. E a postura do Tirirca no Congresso Nacional foi o contrário: foi valorizar a política", elogiou.

VICE

Nos bastidores, PT e PR negociam ainda a indicação para o vice de Padilha, que só deve ser confirmado na segunda-feira (30), prazo final para a formalização das chapas.

Os petistas já ofereceram o posto ao PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab, que negocia com os tucanos a indicação da vaga ao Senado e, também, avalia lançar nome próprio para disputar o governo paulista.

A campanha petista ainda tenta resolver um impasse com o PC do B, seu tradicional aliado, que ameaça abandonar Padilha caso não consiga espaço na chapa majoritária em São Paulo. Integrantes da executiva paulista do PC do B defendem que o partido se alie ao PMDB de Paulo Skaf caso o PT não ceda.

O comando do PT irá se reunir nesta quinta-feira (26) com os principais dirigentes do PC do B em São Paulo, mas vê poucas chances de incluir o aliado na chapa. Os petistas prometem, em troca do apoio, turbinar o aliado com mais recursos para os candidatos a deputados estaduais.


Endereço da página:

Links no texto: